ESP/CE capacita profissionais em financiamento e faturamento do processo de doação e transplante de órgãos

9 de setembro de 2021 - 13:38 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Vinte profissionais iniciaram nesta quinta-feira (09) a primeira turma do curso Financiamento e Faturamento do Processo de Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos, realizado pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio do Centro de Educação Permanente em Atenção à Saúde (Ceats). A formação, que integra o Projeto de Educação Permanente em Transplante, é uma parceria com a Central Estadual de Regulação de Transplantes da Secretaria da Saúde do Ceará (Cetra/Sesa).

São capacitados profissionais da Cetra, da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) e das Comissões Intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTTs). O objetivo da formação é capacitar o público-alvo para verificação dos escapes e aumentar o faturamento das ações realizadas dos procedimentos do processo doação/transplante financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (Faec), além de incentivar outros hospitais com potencial notificante a implantar o serviço de identificação de potenciais doadores, manutenção, seleção, entrevista familiar e captação de órgãos e tecidos para fins de transplantes.

A formação também é considerada essencial no incentivo à profissionalização das CIHDOTTs, pois promove a sustentabilidade financeira do programa.

As atividades são realizadas no auditório principal da ESP/CE. Outros encontros presenciais ocorrerão nesta sexta (10) e no dia 24 de setembro. Já as atividades de dispersão serão na própria unidade de saúde, totalizando 40 horas/aulas do processo de formação. Uma nova turma do curso tem previsão de início em 21 de outubro.