Saúde do Ceará capacita profissionais para realização de eventos-teste

8 de setembro de 2021 - 15:33 # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Para que profissionais de festas, eventos, bares e restaurantes atuem de forma segura na realização de eventos-teste no contexto da pandemia de Covid-19, a Secretaria da Saúde do Estado, por meio da Coordenadoria de Vigilância sanitária (Covis), inicia nesta quarta-feira (08) o curso de biossegurança com medidas para boas práticas na realização dessas atividades no Ceará. Desenvolvido em parceria com a Escola de Saúde Pública, a formação tem como foco capacitar especialmente profissionais das equipes de cozinha, atendimento e bar dos eventos-teste.

O curso possui carga horária de 08 horas. Na programação, os profissionais terão noções de biossegurança no contexto da Covid-19 e de boas práticas de manipulação de alimentos, além de serem capacitados com os protocolos sanitários para higienização de ambientes, instalações, equipamentos e materiais, e uso de Equipamentos de Proteção Individual.

Como o curso é voltado para profissionais de eventos-teste, cada produtor ou organizador dessa modalidade de evento é o responsável pelo envio da relação dos colaboradores que terão acesso ao curso por meio da plataforma ESP Virtual à equipe da Sesa. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail visa.ceara@gmail.com e veronica.castro@esp.ce.gov.br.

Eventos-teste

Com o avanço da retomada das atividades econômicas, a Sesa monitora a partir de setembro a realização de eventos-teste. O primeiro, que terá shows com plateia nos dias 17 e 18, será o 22º Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga, município cearense com 100% da população adulta com pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19.

Em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE), a Prefeitura de Guaramiranga e com a produtora do Festival, a Sesa planeja todo o controle do evento, limitando a quantidade de público convidado a 200 por dia e exigindo comprovação de esquema vacinal completo (duas doses ou dose única, no caso do imunizante da Janssen), além de testagem com resultado negativo em, no máximo, 48 horas antes das apresentações. Além disso, o palco estará montado em espaço aberto e será seguido o protocolo sanitário, com uso de máscaras, álcool 70% e sem alimentação no local.

Os profissionais envolvidos no Festival, inclusive os artistas, estarão vacinados com pelo menos uma dose, e devem estar negativados nos testes de Covid-19. A exemplo do festival, todos os eventos-teste terão acompanhamento pós-evento do Governo do Estado e vigilância do município que sedia o evento.