ESP/CE apresenta iniciativa em concurso de inovação nacional

8 de setembro de 2021 - 15:27 # # # # #

O FeliciLab – Laboratório de Inovação da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) – está entre as 18 práticas inovadoras selecionadas na 25ª edição do Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A terceira e última etapa do concurso consistirá em uma apresentação oral das iniciativas finalistas ao Comitê Julgador.

O evento acontecerá no dia 16/09, das 14h30 às 17h, via sala virtual no Zoom aberta ao público. A ESP/CE contará com a participação do assessor especial de inovação, Uirá Porã, que irá mostrar como o FeliciLab se desenvolveu na Escola de Saúde Pública do Ceará.

Dentre 219 iniciativas inscritas em todo o Brasil, o Laboratório de Inovação da ESP/CE ficou entre 6 finalistas na categoria que reconhece iniciativas inovadoras que modificaram a entrega de serviços ou a elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas no Poder Executivo estadual, no Distrito Federal e municipal.

FeliciLab – Inovação com efetividade e criatividade

Iniciativa da ESP/CE, o FeliciLab foi criado com o objetivo de pensar, produzir e distribuir soluções inovadoras para a implantação e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde no Ceará. O seu objetivo é apoiar outros profissionais em seus espaços de trabalho e em seus processos decisórios, como também amparar todas as pessoas no exercício de seus direitos de acesso ao cuidado, à informação e às tecnologias, reconhecendo-as como cocriadoras de saúde e como voz ativa na construção de políticas públicas.

Para isso, o FeliciLab trabalha com metodologias ágeis para transformar ideias, problemas e demandas em soluções e produtos, implementando esses produtos na rede de saúde, compartilhando conhecimentos e práticas através do código aberto e da colaboração em rede.

O Felicilab conta com uma equipe de 20 colaboradores das mais diversas áreas, como comunicação, programação e gestão de projetos, além de profissionais de saúde, tecnologias e políticas públicas, que pesquisam e desenvolvem produtos e conteúdos baseados nas experiências e necessidades das pessoas usuárias do Sistema Único de Saúde.

Sobre o Concurso Inovação no Setor Público

Promovido anualmente desde 1996 pela Enap, o concurso tem o objetivo de incentivar a inovação, além de reconhecer e valorizar equipes de servidores públicos que se dedicam a repensar atividades cotidianas, trazendo melhorias para a gestão das organizações e políticas públicas.
As inovações premiadas receberão um troféu, entregue ao órgão responsável pela iniciativa, e certificados individuais de premiação para todos os integrantes da equipe executora e parceiros individuais. Além disso, ganham o direito ao uso do Selo Inovação nos materiais de divulgação impressa ou eletrônica das iniciativas premiadas e passarão a compor o Repositório Institucional da Enap.

Serviço

25º Concurso Inovação Avaliação Final
FeliciLab – Inovação com efetividade e criatividade
Quando: Quinta-feira, 16/09/2021
Local: sala virtual no Zoom e transmissão no auditório principal da ESP para todos os colaboradores
Inscrição: Para participação no evento, é necessário que os membros das equipes e outros convidados preencham o formulário disponível