Diante da pandemia, Saúde do Ceará amplia capacitação para profissionais de saúde

25 de agosto de 2021 - 12:49 # # # # #

Texto: Márcia Catunda e Jackson de Moura/ESP Foto: Jackson de Moura/ESP e Felipe Martins/HGF

Treinamento de habilidades do capacete Elmo, que já capacitou mais de 1.300 profissionais, é requisito para que o equipamento seja utilizado nas unidades de saúde

A Covid-19 impactou a rotina das instituições de saúde e dominou todos os debates em torno da saúde no Brasil desde fevereiro de 2020, quando foi diagnosticado o primeiro caso da infecção pelo vírus no País. A questão da segurança do paciente também exigiu mudanças dentro — e fora — das unidades de saúde. Diante disso, foi necessário capacitar profissionais e prepará-los para o novo desafio, até então desconhecido.

De acordo com o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP), otimizar o acesso à educação continuada é estratégico para a melhoria da segurança do paciente. Conforme demonstra uma pesquisa realizada pela instituição, trabalhadores da Saúde apontaram que treinamentos por meio de palestras, cursos teóricos e aulas práticas são possibilidades educacionais interessantes para aprimoramento quanto à segurança do paciente. As capacitações, que anteriormente eram realizadas presencialmente, ganharam novas possibilidades no meio digital.

Nas ações de acompanhamento e enfrentamento à pandemia da Covid-19, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), amplia as estratégias para treinar os profissionais.

Somente neste ano, com a inserção do capacete Elmo no cuidado aos pacientes com complicações respiratórias, mais de 1.300 profissionais foram capacitados para o manejo clínico do dispositivo, que pode evitar a necessidade de intubação em 60% dos casos. Para os quadros mais graves, com necessidades de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a ESP/CE ofertou treinamento a mais de mil profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, para procedimentos de ventilação mecânica.

Além disso, a Escola já preparava os trabalhadores antes mesmo da confirmação de casos do coronavírus, no ano passado. Cerca de 1.700 profissionais receberam um ciclo de formações sobre a enfermidade nas cinco Regiões de Saúde do Estado. As abordagens incluíram paramentação e desparamentação de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), desenvolvimento de fluxograma interno para atendimento de casos e as características da doença.

Capacitação para uso do capacete Elmo contemplou profissionais de saúde do Ceará e de outros estados

As ações reuniram colaboradores de diversos setores, como o Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde (Cedes), Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde (Cevig) e Centro de Educação Permanente em Gestão e Saúde (Ceges).

A fisioterapeuta Andrea Braide, coordenadora de Fisioterapia das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) sob administração do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar – seis delas estaduais –, ministrou treinamento sobre o capacete Elmo aos profissionais de saúde. Além de Fortaleza, Braide foi responsável pela capacitação para uso do equipamento de respiração assistida no Cariri, no Sul do Ceará, e em Minas Gerais. O Elmo teve seu uso iniciado nas UPAs do ISGH no começo de 2021 após aumento da demanda causada pela segunda onda da pandemia.

“Os profissionais são ávidos por conhecimento. As capacitações para uso do Elmo foram realizadas em ambiente simulado de um leito hospitalar, permitindo o desenvolvimento de habilidades clínicas. O instrutor demonstra as habilidades a serem desenvolvidas em cada estação. Proporcionamos cenários clínicos no treinamento com o máximo possível da realidade que eles vão se deparar nas unidades”, explica Braide, que também ministrou capacitações virtuais de ventilação mecânica para profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia de Covid-19.

Hospital Regional Norte

Estratégias de enfrentamento à doença e técnicas de utilização de EPIs no atendimento a pacientes com a Covid-19 foram alguns dos temas que permearam os treinamentos no Hospital Regional Norte (HRN), também da Rede Sesa, por exemplo, durante um ano de pandemia. No período de abril de 2020 a maio de 2021, foram realizadas 379 abordagens e 4.026 participações de colaboradores dos vários setores.

Somente em 2020, foram 281 abordagens e 3.081 participações. Os temas nesse ano contemplavam estratégias de enfrentamento à Covid-19, preparo do corpo pós-óbito (Covid-19), técnicas de reanimação cardiopulmonar e ventilação no atendimento a pacientes com a doença (adultos e pediátricos), protocolos de segurança institucionais e manuseio de equipamentos – especialmente os ventiladores mecânicos.

Segundo a enfermeira da educação permanente do HRN, Ana Carolina Mesquita Moraes, “é válido destacar o forte envolvimento de parte do corpo clínico desta unidade no apoio aos treinamentos, atuando como facilitadores. O engajamento desses colaboradores mais experientes foi fundamental para a execução do plano de ação da educação permanente”.