ESP/CE iniciará curso de Vigilância em Saúde do Trabalhador próximo dia 30/08

19 de agosto de 2021 - 14:31 # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Deborah Muniz

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) iniciará no próximo dia 30 de agosto as atividades do Curso de Aperfeiçoamento de Referência Técnica em Vigilância em Saúde do Trabalhador. Ao todo, está prevista a oferta de 180 vagas distribuídas em três turmas nas Regiões de Saúde de Fortaleza, Cariri e Sertão Central.

De formato híbrido, a capacitação ocorrerá por meio de aulas remotas e atividades práticas de campo. Poderão participar da formação profissionais que atuam na Vigilância em Saúde ou Atenção Primária nos municípios cearenses. De acordo com a equipe pedagógica, os ofícios de participação dos trabalhadores já foram encaminhados para as Superintendências Regionais de Saúde com a descrição dos requisitos aos participantes.

Realizada em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), a iniciativa objetiva fortalecer a Vigilância em Saúde do Trabalhador e integrar as linhas de cuidado em Saúde do Trabalhador tanto da Atenção Básica como da média e alta complexidade, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde (MS).

A carga horária total do curso será de 180 horas, divididas entre 136 horas teóricas e 44 horas práticas, distribuídas em três diferentes módulos. Cada turma deve ter uma média de 60 participantes entre setembro e dezembro de 2021. Para fevereiro de 2022 são aguardadas novas turmas para as Superintendências Regionais de Saúde do Litoral Leste/Jaguaribe e Norte.

Quem desejar mais informações, pode entrar em contato pelos e-mails: franciletegomes@esp.ce.gov.br / suporte.espvirtual@gmail.com ou pelo telefone: (85) 3101-1400.

Vigilância em Saúde do Trabalhador

A Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (VISATT) compõe um conjunto de ações feitas com a participação dos trabalhadores e articuladas intra e intersetorialmente, de forma contínua e sistemática. Seu principal objetivo é detectar, conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes e condicionantes da saúde relacionados ao trabalho, cada vez mais complexo e dinâmico.