Quase 291 mil doses chegam ao Ceará para continuar imunização contra Covid-19

16 de agosto de 2021 - 08:29 # # # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto Helene Santos - Fotos

Mais dois lotes de vacinas contra a Covid-19 chegaram ao Ceará neste sábado (14) e serão utilizadas para avançar na aplicação de primeira (D1) e segunda (D2) doses. O primeiro, com 182.520 doses da Pfizer/BioNTech, desembarcou no Aeroporto Internacional de Fortaleza, às 10h30. Mais tarde, por volta das 12h30, foram recebidas mais 108.400 doses da CoronaVac/Butantan. Totalizando 290.920 doses, os imunobiológicos já estão na Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), de onde são encaminhados aos municípios cearenses.

O governador Camilo Santana comentou sobre a chegada de mais imunizantes ao Ceará. “Chegaram 290.920 doses de vacinas contra a Covid no fim da manhã deste sábado ao Ceará. Foram 182.520 doses da Pfizer e 108.400 da CoronaVac, ambos lotes serão utilizados para D1 e D2. Seguimos avançando na imunização dos cearenses em todo o Estado, mas reforçamos que todos estejam atentos ao cadastro de vacinação da Secretaria da Saúde e às listas de agendamento em cada município. É fundamental completar o ciclo vacinal com as duas doses, exceto a Janssen, que é dose única”, publicou nas redes sociais.

As remessas foram enviadas pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A distribuição será feita de forma proporcional aos municípios cearenses.

Vacinômetro

O Vacinômetro da Sesa registra que, até as 17 horas da última quinta-feira (12), foram aplicadas 6,16 milhões de doses. Com isso, 4,25 milhões de cearenses receberam a D1, enquanto 1,75 milhão tomaram a D2, além dos 153 mil imunizados com dose única da Janssen. Mais de 45% da população do Estado já recebeu pelo menos a primeira parte da imunização, e cerca de 20% está com esquema vacinal concluído.

O Ceará soma agora, com essas novas remessas, 8.258.918 doses de vacinas recebidas (CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen).

Variante Delta: transmissão comunitária

Um profissional de saúde residente do município de Icó é a primeira pessoa a ser identificada como transmissão comunitária da variante Delta do coronavírus no Ceará, visto que não foi possível detectar a cadeia de transmissão. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) recebeu, na última segunda-feira (9), o resultado do sequenciamento genômico da amostra de RT-PCR do paciente e iniciou o monitoramento e a investigação para compreender as circunstâncias da infecção.

O caso serve de alerta para a população para reforçar os cuidados sanitários básicos para evitar a transmissão viral de Covid-19, como uso de máscara, álcool 70%, higiene constante das mãos, evitar aglomerações e viagens.

Como forma de identificar e conter a alta transmissão da variante que surgiu na Índia e que inspira maior preocupação nesta fase da pandemia de Covid-19, a Sesa reforça e incentiva os municípios a intensificar as barreiras sanitárias no Estado.

Atualmente, o Centro de Testagem de Viajantes, instalado no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins, testa 20% dos passageiros que desembarcam no local. Também estão funcionando centros de testagem no aeroporto de Aracati e na rodoviária de Barbalha.

Os pacientes positivados no teste rápido são imediatamente orientados a cumprir autoisolamento de 14 dias. As amostras positivas no antígeno e no RT-PCR são encaminhadas para sequenciamento genômico. Também é recomendada a autoquarentena de duas semanas para passageiros e tripulantes dos voos com pessoas positivadas no desembarque, mesmo que estejam assintomáticas. Os voos são divulgados diariamente nas redes sociais da Sesa.

Compra direta de vacinas

O Governo do Ceará assinou, na última segunda-feira (9), o contrato com o Instituto Butantan e o laboratório Sinovac para a compra direta de três milhões de doses extras de vacinas contra a Covid-19. O documento já foi enviado ao Instituto e as remessas estão previstas ainda para o mês de agosto.

Os imunizantes serão um importante reforço para o Estado atingir a meta de vacinar a população adulta até o fim deste mês. Serão aplicadas com a maior celeridade possível em 1,5 milhão de pessoas, com o devido reforço dentro do prazo preconizado.