Encontro do Programa Mais Médicos discute planejamento da Atenção Primária à Saúde

16 de agosto de 2021 - 14:07 # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Deborah Muniz

O planejamento e os mecanismos de reorganização da Atenção Primária à Saúde (APS) no contexto da Covid-19 serão o tema de webconferência do próximo Encontro Locorregional organizado pelo Programa Mais Médicos pelo Brasil (PMMB). Realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a transmissão acontece no próximo dia 20 de agosto pelo Google Meet.

O evento, destinado aos médicos que atuam no programa, ocorre em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e será transmitido a partir das 09 horas. Participam a professora aposentada da UFC e tutora do PMMB; o secretário da saúde de Icapuí, Reginaldo Alves das Chagas; e a coordenadora da Área Descentralizada em Saúde de Caucaia, Francisca Verônica Moraes de Oliveira.

APS

A pandemia da Covid-19 impôs uma série de desafios para os profissionais da saúde, cientistas e sociedade em geral. E ainda que a chegada das vacinas e o processo de imunização da população garantam essa frente de combate aos efeitos da doença, é sempre necessário a reflexão sobre os processos de reorganização dos serviços da APS para o contínuo enfrentamento da pandemia, daí a necessidade do evento.

O planejamento em torno dos papeis e ações da Estratégia Saúde da Família são uma importante forma de contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e da garantia de uma atenção cotidiana e capilarizada.

A atuação da APS está sistematizada em quatro diferentes eixos: vigilância em saúde nos territórios; atenção aos usuários com Covid-19; o suporte social a grupos vulneráveis; e a continuidade das ações próprias da APS.