ESP/CE inicia atividades de capacitação em saúde mental e atenção psicossocial

11 de agosto de 2021 - 15:18 # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Começaram nesta terça-feira (10) as atividades do módulo introdutório autoinstrucional do curso online Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Smaps): Avaliação, Manejo e Seguimento nos Territórios, promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Ao todo, a capacitação recebeu mais de 700 inscrições de profissionais de nível superior da rede pública ou suplementar que atuam na Atenção Primária (Estratégia Saúde da Família ou Núcleo Ampliado de Saúde da Família) ou na Rede de Atenção Psicossocial – Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Unidades de Acolhimento (UAs), hospitais, ambulatórios, emergências e outros equipamentos relacionados.

Os participantes do curso são divididos em turmas de acordo com cada uma das cinco Regiões de Saúde cearense, da seguinte forma: uma turma da Região Norte, uma para a Região Sul, uma turma para as regiões do Litoral Leste e Sertão Central, além de outras duas turmas para a região de Fortaleza.

“Foi tudo construído com muito cuidado em uma grande rede de colaboradores internos e externos. Usamos conteúdos baseados em evidências com referências de materiais relevantes do ponto de vista ético e científico, como o programa “Mental Health Gap” (mhGAP) da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), explica o assessor técnico da ESP/CE, André Tavares.

Os participantes já receberam confirmação por e-mail das informações do curso e podem acessar a plataforma na página da ESP Virtual. Os estudantes que não receberem confirmação via e-mail podem acessar a área da capacitação diretamente pelo site. O login e a senha de primeiro acesso são os números do CPF. Quaisquer dúvidas outras solicitações poderão ser feitas pelo e-mail: autosmapsce@gmail.com.

A capacitação será ofertada, inicialmente, a partir do modo introdutório, composto por 60 horas-aula totalmente online. Os cursistas passarão por três diferentes unidades de aprendizagem e terão até o dia 10 de outubro de 2021 para finalizar o curso. De acordo com a equipe pedagógica, os certificados só serão emitidos após o fechamento do ambiente virtual de aprendizagem.