Papo Saúde ESP tira dúvidas sobre a Fundação Regional de Saúde

9 de agosto de 2021 - 16:19 # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Júlio Lopes

Você sabe como funciona a Fundação Regional de Saúde (Funsaúde)? Ponto fundamental e estratégico dentro do plano de estruturação da saúde do Ceará, a Fundação tem como um dos objetivos fomentar a promoção e execução de ações na área de maneira regionalizada dentro do Sistema Único de Saúde cearense. Para saber um pouco mais sobre essas ações e entender mais sobre a natureza e a estrutura da instituição, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), realizará mais uma edição do Papo Saúde ESP nesta terça-feira (10).

A live será transmitida no perfil oficial da ESP/CE no Instagram (@espceara) a partir das 19h30 e contará com as participações da diretora-presidente da Funsaúde, Josenília Gomes; e da diretora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas do órgão, Juliana de Paula.

Josenília explica que a fundação passa a existir exatamente para aprimorar, entre outros pontos, a gestão hospitalar da rede estadual. “Os hospitais já fazem bastante, mas a gente precisa aprimorar essa gestão. A Funsaúde vem com esse intuito de incorporar mais dinamismo e qualidade na gestão dos hospitais da SESA e de qualquer outro serviço de saúde que no futuro ela possa vir a contratualizar”, afirma.

A fundação

Instituída em setembro de 2020, a Funsaúde tem como tarefa a gerência dos serviços assistenciais do Estado, visando fomentar a promoção e execução dessas ações de maneira regionalizada dentro do Sistema Único de Saúde no Ceará. Projeto que vinha sendo arquitetado desde o início do ano passado, a instituição foi criada com a intenção de ampliar a oferta de atendimento em consonância com uma melhor qualidade.

Sob a coordenação da Sesa, a Fundação tem como uma das funções apoiar os municípios na execução dos serviços regionais de saúde e a Comissão Intergestores Regional em sua governança interfederativa. A Secretaria da Saúde funcionará como autoridade regulatória e contará com agências regionais de saúde, que auxiliarão nas atividades técnico-administrativas necessárias para a garantia de serviços à população.

Concurso

A fundação segue com inscrições abertas até o próximo dia 30 de agosto para concurso que oferta mais de 6 mil vagas para cargos de assistência à saúde e administrativos, de nível médio e superior. Somente para a área médica estão disponíveis 1.055 vagas. Para se inscrever, o candidato deverá acessar a página da Fundação Getúlio Vargas, organizadora do concurso.

Os profissionais serão contratados como empregados públicos e terão vínculo regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Eles atuarão inicialmente nos hospitais Geral de Fortaleza (HGF), de Messejana (HM) e Infantil Albert Sabin (Hias), na Central de Regulação do Estado e no Centro de Especialidades Pediátricas.

Serviço

Papo Saúde ESP
Tema: Funsaúde: você sabe o que é?
Data: terça-feira (10), às 19h30
Convidadas: Josenília Gomes, diretora-presidente da Funsaúde; Juliana de Paula, diretora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Funsaúde
Acesse o perfil da ESP/CE no Instagram