Laboratório de Inovação da ESP/CE é finalista do Concurso Inovação no Setor Público

6 de agosto de 2021 - 12:04 # # # # #


O Felicilab, Laboratório de Inovação da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), é finalista da 25ª edição do Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A relação das 18 práticas inovadoras selecionadas para a terceira e última etapa da premiação foi divulgada na última quarta-feira (4) dentre 219 iniciativas inscritas de todo o Brasil.

O Felicilab é um dos seis finalistas da categoria que reconhece iniciativas inovadoras que modificaram a entrega de serviços ou a elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas no Poder Executivo estadual, no Distrito Federal e municipal.

“Esse resultado já credencia a ESP como referência nacional em inovação pública e o grande diferencial é ser resultado de um processo ousado, colaborativo e totalmente aberto e transparente, que coloca a felicidade das pessoas em primeiro lugar, reforçando a missão do Estado em promover o bem comum”, destaca Uirá Porã, assessor especial de inovação da ESP/CE.

O reconhecimento, para a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica da ESP/CE, Alice Pequeno, se deve à dedicação na busca de oferecer serviços inovadores, efetivos e criativos para as práticas de saúde e educação permanente. Ela também cita que oito ações desenvolvidas pelo Felicilab foram decisivas à nomeação, como o iSUS, aplicativo com informações de suporte aos profissionais de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), a participação no desenvolvimento do hotsite com informações sobre a Covid-19 no Ceará, o Mapa da Saúde e o capacete Elmo.

“Já nos consideramos vitoriosos por colocar a ESP/CE em evidência no maior prêmio de inovação pública do País. Para nós, já é um grande reconhecimento por sermos uma ICT recentemente criada, mas que já desenvolvia projetos inovadores”, celebra Pequeno.

Próxima etapa

O Concurso Inovação no Setor Público contempla ainda outras duas categorias que enaltecem a inovação em serviços ou políticas públicas no Poder Executivo federal e inovação em processos organizacionais em âmbito dos três poderes executivos.

A próxima etapa será a avaliação final em que cada equipe finalista fará apresentação oral de sua iniciativa ao Comitê Julgador em evento a ser definido pela coordenação do Concurso Inovação no Setor Público. Após a apresentação de todas as iniciativas, o Comitê Julgador escolherá as três iniciativas vencedoras de cada categoria. A data ainda será definida.

As inovações premiadas receberão um troféu, entregue ao órgão responsável pela iniciativa, e certificados individuais de premiação para todos os integrantes da equipe executora e parceiros individuais. Além disso, ganham o direito ao uso do Selo Inovação nos materiais de divulgação impressa ou eletrônica das iniciativas premiadas e passarão a compor o Repositório Institucional da Enap.

Sobre o Concurso Inovação

Promovido anualmente desde 1996 pela Enap, o concurso tem o objetivo de incentivar a inovação, além de reconhecer e valorizar equipes de servidores públicos que se dedicam a repensar atividades cotidianas, trazendo melhorias para a gestão das organizações e políticas públicas.