ESP/CE oferta cursos na área da vigilância em saúde para profissionais do SUS

4 de agosto de 2021 - 12:02 # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Deborah Muniz

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), inicia neste mês de agosto duas capacitações com foco na área da vigilância em saúde. Ao todo, estão sendo ofertadas 55 vagas para os cursos que serão realizados na modalidade à distância na plataforma da ESP Virtual.

O primeiro deles é o Curso Básico de Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal. A formação disponibiliza 25 vagas prioritárias para profissionais de saúde que atuam na vigilância epidemiológica dos óbitos maternos, infantis e fetais, das Superintendências Regionais de Saúde, Áreas Descentralizadas de Saúde e seus respectivos municípios-sede e Núcleos Hospitalares de Epidemiologia.

Com uma carga horária total de 20 horas, o curso tem como principal objetivo o fortalecimento das investigações e análises dos óbitos materno, infantil e fetal. Os encontros ocorrerão entre os dias 24 a 26 de agosto. Os profissionais interessados em participar do curso poderão se inscrever até o próximo dia 10 de agosto através do preenchimento dos ofícios de mobilização já devidamente encaminhados para as Superintendências Regionais de Saúde do Ceará.

Já o Curso Básico de Fortalecimento e Ampliação da Rede de Vigilância Epidemiológica Hospitalar oferta 30 vagas para profissionais de saúde que atuam na Rede de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH) do Sistema Único de Saúde (SUS). O curso terá carga horária de 40 horas e ocorre de 30 de agosto a 03 de setembro de forma online na página da ESP Virtual.

Os interessados em participar podem solicitar o preenchimento das fichas de matrículas até o dia 10 de agosto junto às suas unidades hospitalares. Os documentos foram encaminhados para os hospitais do Estado do Ceará que possuem Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH). Entre os principais objetivos da formação está o desenvolvimento de habilidades necessárias ao processo de trabalho no Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar.

O curso foi pensado a partir da proposta de fortalecimento e ampliação da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh) e da necessidade de compartilhar e atualizar os conhecimentos acerca das atividades que envolvem a vigilância epidemiológica das doenças de notificação compulsória (DNC) em ambiente hospitalar.

Para mais informações sobre ambas as formações, entre em contato pelo telefone: (85) 3101-1400 / 1418 ou via e-mail: idalina.barbosa@esp.ce.gov.br / suporte.espvirtual@gmail.com