Saúde do Ceará recebe doação de capacetes Elmo feita pelo Fortaleza Esporte Clube

30 de julho de 2021 - 12:08 # # # # #

Assessoria de Comunicação da ESP/CE Texto e fotos: Daniel Araújo

 

 


Presidente do clube, Marcelo Paz realizou entrega simbólica dos capacetes Elmo para o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara

Terceiro colocado no Campeonato Brasileiro 2021, o Fortaleza Esporte Clube mostra que tem feito bonito não apenas dentro de campo, mas também fora das quatro linhas do futebol. O time realizou, nesta semana, a doação de 17 unidades do capacete de respiração assistida Elmo para a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Ainda na terça-feira (27), o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), Marcelo Alcantara, recebeu o presidente do clube, Marcelo Paz, que realizou a entrega simbólica dos dispositivos na sede da Escola.

Os capacetes foram comprados pelo clube a partir dos valores arrecadados na campanha Fo²rtaleza. A iniciativa, lançada em abril de 2021, incluiu a venda de camisetas promocionais e outros tipos de doações feitas pelos torcedores e parceiros da equipe.

O superintendente da ESP/CE enfatizou a importância da ação e o engajamento da sociedade na causa solidária. “Isso mostra que a sociedade entende e sabe o que fazer quando a iniciativa público-privada sinaliza a direção. Se essas iniciativas demonstram o caminho, a sociedade também se junta e forma-se uma corrente solidária. Essa corrente é o que traz benefícios e riqueza para a sociedade”, afirmou o gestor.

O presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, falou da iniciativa e do poder de mobilização e apoio das pessoas que somaram com a campanha. “Através dessa ação genuinamente cearense, pela criação do Elmo, a gente entendeu que poderia usar a nossa força do Marketing e a força do nosso torcedor para ajudar em nível de solidariedade. Conseguimos um valor que gerou doação, gerou capacetes e, certamente, fez a diferença na vida de muitas pessoas”, disse.


Instalações do Centro de Simulação Realística e o ElmoLab, mantidas pela ESP/CE, foram apresentadas ao dirigente

Durante a visita, Paz conheceu as instalações do Centro de Simulação Realística da ESP/CE e o ElmoLab, espaço reservado exclusivamente para a realização dos treinamentos e capacitações no uso do capacete de respiração assistida. Ao todo, a ESP/CE já realizou o treinamento de mais de 1.200 profissionais de saúde em todo o Brasil, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e engenheiros clínicos.

Treinamentos remotos

Além das capacitações presenciais, realizadas na ESP/CE, a instituição, por meio do seu Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde (Cedes), desenvolve treinamentos de habilidades do capacete Elmo à distância, com suporte online. As instruções para manejo do dispositivo são realizadas no Centro de Simulação Realística e repassadas em tempo real, com espaço para interação dos profissionais treinados.

Instituições e gestores de saúde do Ceará ou de outros estados brasileiros interessados em realizar o treinamento podem solicitar a capacitação pelo site do Elmo.

Doações

No contexto da segunda onda da Covid-19 e a exemplo do Fortaleza Esporte Clube, diversas empresas, entidades e pessoas físicas têm realizado campanhas para doação de capacetes Elmo à Sesa. Até o momento, 2.392 unidades do dispositivo foram repassadas para a pasta. Com os equipamentos disponíveis, a Secretaria faz a distribuição do capacete para unidades da rede pública de saúde de Fortaleza e do interior do Estado. As informações sobre como as doações podem ser feitas estão disponíveis no site do Elmo.

Parceria

O capacete Elmo foi criado a partir de um trabalho de cooperação do Governo do Ceará, por meio da Sesa, ESP/CE e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor), com o apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e Esmaltec.