ESP/CE oferta capacitação com 750 vagas em saúde mental e atenção psicossocial

28 de julho de 2021 - 11:48 # # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte gráfica: Júlio Lopes

 

 


Estão abertas até o próximo dia 1º de agosto as inscrições para o curso Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Smaps): Avaliação, Manejo e Seguimento nos Territórios. Realizada em caráter pioneiro pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a capacitação ofertará cinco turmas de 150 vagas, uma para cada Região de Saúde cearense, totalizando 750 oportunidades de formação.

A iniciativa dialoga com os princípios da saúde mental e da atenção psicossocial comunitária e territorial e destina-se a profissionais de nível superior da rede pública ou suplementar que atuam na Atenção Primária (Estratégia Saúde da Família ou Núcleo Ampliado de Saúde da Família) ou na Rede de Atenção Psicossocial – Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Unidades de Acolhimento (UAs), hospitais, ambulatórios, emergências e outros equipamentos relacionados.

Os profissionais interessados em participar poderão se inscrever gratuitamente na página da ESP/CE. De acordo com a equipe pedagógica do curso, as matrículas dos profissionais cadastrados serão realizadas por ordem de inscrição. Um banco de reserva será formado caso haja uma demanda maior que a oferta.

O assessor técnico da ESP/CE, André Tavares, explica que a capacitação tem como principal objetivo contribuir para novas práticas e qualificação da assistência em saúde mental, álcool e outras drogas. “O curso visa a priorizar o desenvolvimento de competências que fortaleçam a identificação, a avaliação, o manejo e o acompanhamento de pessoas com condições prioritárias em saúde mental e uso de substâncias, usando recursos disponíveis em seus próprios territórios”.

Para Davi Queiroz, coordenador de Políticas de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Copom/Sesa), o curso vem para suprir uma lacuna de cuidados que existe entre a Atenção Primária e a saúde mental. “Vem dar aos trabalhadores da Atenção Primária mais suporte técnico para conduzir os casos e melhorar a comunicação dos profissionais da saúde mental, aproximando esses dois grupos de trabalhadores a partir do uso de novas ferramentas tecnológicas”, complementa.

Aula inaugural

A capacitação será ofertada, inicialmente, a partir do seu modo introdutório, composto por 60 horas-aula totalmente online e com previsão de início em agosto de 2021. No próximo dia 30 de julho, a partir das 10 horas, ocorrerá encontro virtual de divulgação e apresentação geral da proposta do curso.

A aula inaugural será transmitida no canal do YouTube da ESP/CE. Além de André Tavares e Davi Queiroz, participam a psicóloga e consultora nacional de saúde mental álcool e outras drogas da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Catarina Dahl, e a psiquiatra Sandra Fortes. Mais informações sobre o curso podem ser consultadas pelo e-mail: autosmapsce@gmail.com

Serviço

Curso Cuidados em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Smaps): Avaliação, Manejo e Seguimento nos Territórios
Inscrições: até domingo (01/08)
Inscreva-se