Papo Saúde: acolhimento multiprofissional e qualidade de vida do trabalhador da Saúde

12 de julho de 2021 - 15:01 # # # #

Texto: Daniel Araújo | Arte gráfica: Júlio Lopes


O contexto da pandemia da Covid-19 trouxe desafios em diversos sentidos para a rotina dos trabalhadores da Saúde. Diante de uma doença ainda pouco conhecida, a luta diária para salvar vidas impactou direta e indiretamente nas suas saúde física e mental. E o Papo Saúde desta terça-feira (13) discutirá a importância das estratégias de acolhimento e apoio realizadas a esses profissionais no estado do Ceará no enfrentamento à doença.

Com o tema Acolhimento Multiprofissional e a Qualidade de Vida do Trabalhador de Saúde, a live receberá a gerente do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/CE), Mara Tavares, e a psicóloga e professora do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (Unifor), Renata Rocha Giaxa. A transmissão começa às 19 horas e será feita no perfil da ESP/CE no Instagram. A mediação será da supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Lopes.

Para Mara Tavares, a organização do trabalho no contexto das relações interpessoais pode trazer uma série de riscos físicos, químicos, biológicos e psicossociais. Ela explica que a prática do acolhimento multiprofissional vai ao encontro desses determinantes a partir do momento em que ela proporciona uma ampliação do olhar e na integralidade do apoio prestado a esses profissionais da Saúde.

“A relevância desse projeto para os trabalhadores da Saúde está muito implicada na realidade atual que estamos vivenciando nesse momento crítico da pandemia. Os riscos psicossociais que já eram presentes nesses ambientes laborais se ampliaram. E esse acolhimento multiprofissional vem exatamente para dar visibilidade e fortalecer as ações na saúde do trabalhador no âmbito do SUS [Sistema Único de Saúde]”, reitera Mara.

Saúde mental e pandemia

Diversos estudos lançados ao longo do último ano apontam que os impactos na saúde mental decorrentes de elevados níveis de estresse durante eventos epidêmicos podem comprometer, além da atenção e da capacidade de decisão dos trabalhadores, o bem-estar geral dos profissionais para além do período mais vulnerável.

Mas o trabalho em situação de pandemia pode também ser visto como gratificante. Principalmente quando os profissionais envolvidos sentem que estão contribuindo para algo construtivo e importante, como o cuidado em saúde. Parte do que entendemos como crescimento pós-traumático, relacionado à melhoria da autoestima e da valorização da vida, é um reflexo direto disso.

“Esse acolhimento multiprofissional vem com essa premissa de dar importância a esses dilemas que são vivenciados pelos trabalhadores da Saúde e, por isso, se torna imprescindível essa articulação em todos os níveis da rede, seja na Atenção Primária, Secundária ou Terciária”, afirma Tavares.

Serviço

Papo Saúde ESP
Tema: Acolhimento Multiprofissional e a Qualidade de Vida do Trabalhador de Saúde
Data: terça-feira (13), às 19h
Convidadas: Mara Tavares – gerente do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador | Renata Rocha Giaxa – psicóloga e professora do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (Unifor)
Acesse em instagram.com/espceara