Estudo clínico da Covid-19 é apresentado pela ESP/CE em congresso internacional de infectologia

12 de julho de 2021 - 16:01 # # # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Deborah Muniz

Os resultados prévios de um estudo sobre o gerenciamento regional e local dos casos clínicos da Covid-19 em sua fase inicial no Brasil foram apresentados pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (SESA) no 31º Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas (ECCMID). A apresentação online ocorreu no último domingo (11) e foi feita pela pesquisadora do Centro de Investigação Científica (Cenic) da ESP/CE, Ana Paula Porto.

Na ocasião, a médica infectologista compartilhou os dados preliminares acerca do Projeto Registro da Evolução Histórico Clínica de Pacientes Hospitalizados com Covid-19 no Ceará (Rescovid) no Hospital Estadual Leonardo da Vinci (HELV).

Iniciada em abril de 2020, a pesquisa tem como objetivo fazer uma comparação entre as características, resultados clínicos e fatores associados à mortalidade hospitalar de pacientes com Covid-19 internados no Hospital Leonardo da Vinci durante a primeira e segunda ondas da doença no Ceará.

O estudo acompanhou mais de 1.300 pacientes adultos com infecção confirmada pelo SARS-CoV-2. Os dados contaram em um prontuário médico eletrônico hospedado em uma plataforma web desenvolvida especificamente para isso. As informações levantadas contemplaram sexo dos pacientes, se tinham comorbidades, além de apresentações clínicas na admissão hospitalar, como saturação e pressão de cada paciente e dados laboratoriais.

De acordo com a equipe do Cenic, o detalhamento dos dados da pesquisa deve ser apresentado ainda neste mês de julho durante evento a ser divulgado em breve pela ESP/CE.

O congresso

Iniciado no último dia 09 de julho de forma totalmente online, o ECCMID é um dos principais eventos de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas do mundo. O congresso reúne anualmente especialistas de áreas relevantes para apresentar as últimas descobertas e desenvolvimentos e compartilhar seus conhecimentos.