Cadernos ESP lança chamada internacional para estudos com foco no capacete Elmo

7 de julho de 2021 - 15:11 # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Deborah Muniz

Se você tem interesse em publicar estudos sobre a experiência do capacete de respiração assistida Elmo, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), está com chamada aberta para submissão de artigos em uma edição especial da Cadernos ESP. Intitulada “Elmo: inovação que salva”, a publicação recebe manuscritos até o dia 15 de agosto de 2021. Poderão participar da chamada pesquisadores, acadêmicos e profissionais da saúde.

De acordo com a equipe do Centro de Investigação Científica (Cenic), responsável pelo material, a iniciativa pretende reforçar a visibilidade ao uso do Elmo na Rede de Saúde Pública e suplementar nesse período de pandemia. Para esta chamada serão escolhidos estudos em diferentes áreas de atuação no campo da saúde pública e coletiva com interface entre a educação, tecnologia e inovação.

Para o editor-chefe da Cadernos ESP, Jadson Franco, esse número especial da revista mostra claramente a sua vocação na valorização da ciência, da produção e disseminação do conhecimento e de seu compromisso sanitário. “Essa chamada também é uma forma de registrar a aplicabilidade do Elmo quer seja prática clínica, de reflexão, de gestão, de tecnologia, de inovação, e das interfaces dessas áreas com a saúde pública e com a saúde coletiva”, pontua.

Serão aceitos manuscritos a nível nacional e internacional que apresentem situações práticas em saúde e ou de inovação tecnológica nos campos do ensino, da assistência, pesquisa ou gestão, além de estratégias de intervenção, ensaios clínicos, avaliação da sua eficácia, de interesse para o desempenho e qualificação profissional que considerem a dinâmica no uso do Elmo e sua relação entre a mídia e a sociedade.

Os textos poderão ser enviados por meio da plataforma Cadernos ESP, após feito cadastro dos autores seguindo as diretrizes na revista. Após a submissão, o texto passará por avaliação do fluxo editorial. Por isso, apenas o envio não assegura  a sua publicação nesse número especial.

Qualquer dúvida ou solicitação de mais informações, poderão ser enviadas para o e-mail: revistacadernosesp@gmail.com

Elmo

Desenvolvido no Ceará em abril de 2020, o capacete de respiração assistida Elmo trata pacientes com quadro leve ou moderado de covid-19. O dispositivo não-invasivo, melhora a capacidade respiratória, reduz em 60% a necessidade de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tem menor custo, sendo mais seguro para os profissionais de saúde.

O projeto foi abraçado pelo Governo do Ceará, por meio da Sesa, ESP/CE e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (Unifor), com o apoio do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e Esmaltec.

Serviço

Elmo: inovação que salva

Submissão de artigos: de 07 de julho a 15 de agosto de 2021

Acesse em: https://bit.ly/3qPcNaA