Inscrições para seminário Estratégias de Suporte Respiratório na Covid-19 seguem até esta quarta (30)

30 de junho de 2021 - 13:20 # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Júlio Lopes

Seguem abertas até esta quarta-feira (30) as inscrições para o Simpósio “Estratégias de Suporte Respiratório na Covid-19″. O evento online ocorre no próximo sábado (03) e será transmitido pelo canal no YouTube da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). A programação contará com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais. Inscreva-se gratuitamente.

Poderão participar do encontro profissionais da saúde, acadêmicos e demais interessados no assunto. Todos os participantes inscritos terão direito à certificação e poderão solicitar informações e tirar dúvidas sobre o evento pelo e-mail: eventoscientificosespce@gmail.com.

O seminário online terá como principal objetivo debater e dividir conhecimentos sobre o uso consciente e seguro das estratégias ventilatórias invasivas e não invasivas na Insuficiência Respiratória Aguda (IRpA) secundária à Covid-19. “O evento é uma oportunidade única, portanto, com uma chance de um debate aprofundado sobre um dos temas mais relevantes para salvar vidas dos pacientes que têm covid-19”, reforça o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara.

A programação terá início às 08h45 e segue até às 13 horas e passará pelo debate sobre estratégias não-invasivas para evitar a intubação traqueal na covid-19 grave utilizadas em Portugual; usos do CPAP Precoce e Portátil; o desenvolvimento e viabilidade da aplicação do Elmocpap em pacientes com covid-19 e o seu uso em hospital de referência para a doença”; além de um painel sobre as indicações de intubação orotraqueal e ajustes iniciais da ventilação mecânica.

Estratégias Ventilatórias

A infecção por Covid-19 afeta principalmente o trato respiratório dos pacientes. Apesar de uma grande parte das pessoas infectadas pela doença apresentarem muitas vezes sintomas leves a moderados, cerca de 14% necessitam de oxigenoterapia e cerca de 5% necessitam de tratamento em terapia intensiva e ventilação mecânica.

Entre os principais tipos de suporte respiratório usados no contexto deste surto destacam-se a oxigenoterapia de baixo fluxo, oxigenoterapia de alto fluxo, ventilação não invasiva, ventilação mecânica invasiva ou até oxigenação extracorpórea por membrana (ECMO) de acordo com a fase e gravidade da doença.

Serviço

Simpósio online “Estratégias de Suporte Respiratório na Covid-19”
Quando: sábado, 03 de julho de 2021
Horário: 08h45
Assista à transmissão