Distritos de Inovação em Saúde: primeiro Fórum Temático Territorial apresenta projeto à comunidade do Porangabussu

24 de junho de 2021 - 17:32 # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa Arte gráfica: Saulo Cruz


O projeto executivo da primeira grande obra de intervenção do Distrito de Inovação em Saúde – Viva@Porangabussu foi apresentado à comunidade nessa terça-feira (22) durante o primeiro Fórum Temático Territorial do Viva@Porangabussu. Na apresentação do Projeto Executivo da Lagoa e Entorno estiveram presentes 78 participantes, entre lideranças locais, acadêmicos, técnicos da iniciativa e autoridades. Além do Viva@Porangabussu, integra a plataforma Viva@Ceará dois outros distritos: o Viva@Eusébio e Viva@Quixeramobim.

Os Distritos de Inovação têm por objetivo a promoção de inovações econômica, urbana e social, buscando fomentar a integração social, a conectividade, o empreendedorismo, além de desenvolvimento científico e tecnológico, e unindo em seus territórios estruturas para as diversas atividades urbanas: moradia, trabalho, educação, esporte, lazer, cultura, comércio e serviços.

De acordo com Lia Parente, assessora do Instituto do Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e coordenadora executiva do Viva@Ceará, o primeiro Fórum “apresentou o projeto executivo da Lagoa do Porangabussu para a comunidade e a sociedade para, em seguida, colher suas opiniões, ver com eles outras ações que devem ser tratadas em paralelo à esta primeira obra”.

Parente afirma que os fóruns serão quinzenais. “Fiquei muito feliz com a excelente acolhida por parte da comunidade local. Tenho um apreço especial por esta comunidade, cujas pessoas são dotadas de muito interesse pelo bem comum, pelos desenvolvimentos social, econômico e ambiental do território”, pontua.

Viva@Porangabussu

Lançado pela Sesa em janeiro de 2018, o projeto busca fomentar o desenvolvimento socioeconômico sustentável, tendo a economia da saúde como vetor de desenvolvimento e veículo de inclusão produtiva. Busca-se, ainda, a melhoria da renda e dos indicadores sociais, a diminuição da desigualdade social, produção de tecnologias e reordenação urbana, bem como a ampliação da eficácia, eficiência e efetividade do Sistema Único de Saúde (SUS).