ESP/CE deve capacitar 550 profissionais em curso básico de saúde mental

9 de junho de 2021 - 11:58 # # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Metade dos brasileiros considera que o bem-estar mental piorou um pouco ou muito em 2020, segundo pesquisa do instituto Ipsos. Com o intuito de capacitar e aprimorar o atendimento de trabalhadores que atuam no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e na Atenção Primária à Saúde (APS), a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em parceira com a Coordenadoria de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Secretaria de Saúde do Ceará (Copom/Sesa), inicia nesta quarta-feira, 9, a primeira turma de 2021 do Curso Básico em Saúde Mental.

Devem ser capacitados 550 profissionais que desempenham funções assistenciais ou gerenciais na área da saúde mental num total de seis turmas que iniciam até agosto. Para o primeiro módulo, que discute Território e Atenção Psicossocial, são formadas turmas das regiões de saúde de Fortaleza, Norte e Cariri. Com o tema Estratégias de Cuidado em Saúde Mental, o segundo módulo prevê oito turmas com início entre os meses de setembro a dezembro e deve contemplar as cinco regiões de saúde do Estado. Cada módulo possui carga horária de 40 horas.

De acordo com a Diretoria de Educação Profissional em Saúde da ESP/CE, a formação é dividida em aulas semanais síncronas, via plataforma Google Meet, com duração de duas horas. Já para as aulas assíncronas, os alunos acessam as atividades e conteúdo da formação na plataforma ESP Virtual.

Sobre o curso

O Curso Básico em Saúde Mental auxilia a integração do trabalho das equipes que atuam no campo da saúde mental, por meio da qualificação de profissionais da área. A formação possibilita o desenvolvimento de competências que favoreçam uma aprendizagem permanente e a expansão das bases de conhecimentos, habilidades, atitudes e capacidade de respostas por parte dos trabalhadores, de forma autônoma.

Em 2020, o curso formou três turmas contemplando profissionais de Caucaia, Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe.