Curso EpiSus Fundamental inicia turma no Litoral Leste/Jaguaribe em 21/06

4 de junho de 2021 - 10:51 # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

A segunda turma de 2021 do Curso de Aperfeiçoamento Aperfeiçoamento EpiSUS Fundamental iniciará as atividades das turmas da Região do Litoral Leste/Jaguaribe no próximo dia 21 de junho. A formação é uma iniciativa Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (COVEP), da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), em parceria com a Escola de saúde Pública do Ceará Paulo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio do seu Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig). 

O projeto tem como objetivo a capacitação prioritária dos profissionais de nível superior que atuam nos serviços de saúde pública com foco nas ações em vigilância em saúde a nível municipal e estadual.  Os profissionais interessados e que se enquadram no perfil poderão se inscrever até o dia 16 de junho de 2021

De acordo com a coordenação da iniciativa, os ofícios de mobilização e as fichas de inscrições foram encaminhados aos respectivos públicos prioritários, via e-mail institucional, para  a superintendência da Região do Litoral Leste/Jaguaribe, Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS), policlínicas e municípios cearenses daquela região. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone: (85) 3101.1400 ou pelo e-mail: bruna.dias@esp.ce.gov.br

O curso tem por objetivo a capacitação desses trabalhadores visando construir uma rede de vigilância proativa e de resposta oportuna e coordenada, com ênfase em situações de surtos e emergências em saúde pública. Sua carga horária é de 180 horas distribuídas em atividades online desenvolvidas na plataforma da ESP Virtual e de ensino-aprendizagem no ambiente de trabalho.

Todas as vagas disponíveis destinam-se aos profissionais que atuam nos municípios de Alto Santo; Limoeiro do Norte; Iracema; Potiretama; Erere; Tabuleiro do Norte,  Jaguaribara; Jaguaribe;  Pereiro; Quixeré; São João do Jaguaribe; Jaguaretama; Jaguaruana; Morada Nova; Russas; Palhano; Fortim; Icapuí; Aracati; e Itaiçaba, além de Limoeiro do Norte, Russas e Aracati.

EpiSUS

O EpiSUS Fundamental foi implantado no Brasil em março de 2017, por meio de um projeto-piloto desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, a Rede de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo e Intervenções em Saúde (Tephinet) e o Centers for Disease Control and Prevention.

A iniciativa visa implantar no Brasil um modelo piramidal de treinamentos epidemiológicos de campo, com três níveis: Fundamental, Intermediário e Avançado. No EpiSUS-Fundamental, adota-se a característica de treinamento em serviço, com enfoque predominantemente prático, visando o aprimoramento das habilidades do profissional no contexto de sua atuação. Em função do cenário de pandemia da Covid-19, as atividades foram adaptadas para ambiente virtual de aprendizagem.