Livro reunirá trabalho da saúde pública cearense feito durante a pandemia

27 de maio de 2021 - 10:31 # # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Júlio Lopes

Passado mais de um ano do início dos primeiros casos de Covid-19 registrados no Ceará, uma equipe de pesquisadores e profissionais da saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), trabalha na produção de um livro baseado em todo o trabalho feito pelas instituições no enfrentamento à pandemia da Covid-19 no estado do Ceará. A previsão é que a publicação seja lançada ainda no ano de 2021.

A ideia é que a obra, intitulada previamente de “Enfrentamento à Covid-19 no Ceará: como realmente aconteceu”, seja composta de capítulos dedicados às ações realizadas pela saúde do Ceará nas áreas da vigilância, inovação e educação permanente em saúde, além de outras frentes como a gestão, pesquisa, comunicação e inteligência em saúde.

A publicação também contará com prefácio assinado pelo secretário da Saúde do Estado do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

De acordo com Lígia Lucena, supervisora do Centro de Educação Permanente em Vigilância em Saúde (Cevig) da ESP/CE e uma das organizadoras do projeto, a intenção é fazer um apanhado de todas as ações desenvolvidas desde o início da pandemia no Ceará em 2020. “Nossa intenção é a de registrar toda essa história vivida a partir desse legado que a escola tem deixado para a sociedade. Portanto, esse é um livro que terá inúmeros significados para todos nós”, afirma.

O Supervisor do Centro de Investigação Científica e um dos organizadores da publicação, Jadson Franco, reitera a criação do livro como sendo esse desdobramento das amplas frentes em que os profissionais da saúde estiveram e estão inseridos na luta contra a Covid-19. “A reflexão que fazemos é sobre o legado que fica para nós que trabalhamos nas linhas de frente de uma instituição formadora e de como nós podemos deixar esse registro dos desafios enfrentados, das estratégias desenvolvidas, da reflexão profissional e institucional no contexto da pandemia”, finaliza o gestor.