Nota pública da ESP/CE em reconhecimento ao HGF pela assistência e avanço de estudos no tratamento de pacientes com AVC

24 de maio de 2021 - 16:34 # # # #

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) reconhece o trabalho desempenhado pelo Hospital Geral de Fortaleza, unidade da Secretaria da Saúde, do Governo do Estado, referência no atendimento a casos de Acidente Vascular Cerebral. Reconhecido pelos mais importantes periódicos do mundo, o HGF tem se destacado como polo internacional de assistência a pacientes com AVC baseado na melhor evidência científica.

A unidade de AVC do HGF integra estudo multicêntrico Endovascular Therapy for Stroke Due to Basilar-Artery Occlusion, que traz uma técnica minimamente invasiva que pode reduzir sequelas e mortalidade em decorrência de casos mais graves da doença. A pesquisa, coordenada pela Erasmus University Medical Center, da Holanda, e composta por múltiplos centros de pesquisa da Europa, foi publicada na semana passada no The New England Journal of Medicine, o segundo periódico indexado mais citado no planeta e uma das revistas médicas científicas mais importantes do mundo.

O estudo evidencia claramente a capacidade do hospital, para além da assistência, de produzir conhecimento capaz de modificar e aprimorar o tratamento da enfermidade, reduzindo a mortalidade e sequelas de pacientes.

Embora o tratamento em análise seja oferecido em ambiente de estudo e pesquisa no HGF, o reconhecimento em publicação internacional de relevância evidencia o grande passo para incorporá-lo na prática assistencial.

A ESP/CE reconhece o empenho dos profissionais envolvidos no estudo e o comprometimento pelo avanço na assistência aos pacientes com AVC:

Neurointervencionista Adson Lucena
Neurointervencionista Diego Bandeira
Neurointervencionista Felipe Araujo
Neurointervencionista Francisco José Mont’Alverne
Neurointervencionista João Renato Figueiredo de Souza
Neurointervencionista Henrique Coelho
Neurointervencionista Lidemarcks Andrade
Neurointervencionista Sérgio Luis Vale de Melo
Neurologista Fabrício Lima
Neurologista Fernanda Maia
Neurologista Hellen Lacerda
Neurologista João José Carvalho
Neurologista Norberto Frota
Neurologista Raul Feitosa
Neurologista Reed Siqueira

Cumpre também lembrar que esse trabalho científico só conseguiu ser realizado graças ao apoio de inúmeros colaboradores envolvidos na linha de cuidado do AVC que trabalham no SAMU, nas UPAS, na Emergência, na Neurologia, na Neurocirurgia, na Anestesia, na unidade AVC, na reabilitação (terapia ocupacional, Fonoaudiologia e fisioterapia).

A íntegra do estudo também está disponível no iSUS, o aplicativo dos profissionais de saúde do Ceará.