Curso Básico de Controle das Arboviroses oferta vagas para Agentes de Combate às Endemias do Ceará

20 de maio de 2021 - 10:49 # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Já estão abertas as inscrições para nova turma do Curso Básico de Vigilância e Controle das Arboviroses. A formação é ofertada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), disponibiliza 200 vagas ofertadas exclusivamente para profissionais que atuam como Agente de Combate às Endemias (ACE) no Ceará. 

Os interessados podem se inscrever de forma online até o preenchimento de todas as vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas por meio do link: https://bit.ly/3hGmzcz

Com duração de 40 horas, o curso tem o objetivo de desenvolver e aprofundar conhecimentos e habilidades dos agentes para identificação e enfrentamento do vetor da dengue, chikungunya e do zika vírus, além da divulgação de informações e orientações aos usuários durante trabalho de campo e visitas domiciliares para o Agente de Combate as Endemias (ACE).

De acordo com a coordenação da iniciativa, desde o seu lançamento em 2018, já foram capacitadas mais de 1.400 profissionais em 48 turmas de diferentes municípios cearenses. A previsão é que a nova turma inicie as atividades no próximo dia 01 de junho de 2021 de forma totalmente à distância por meio da plataforma da ESP Virtual.

O curso

Realizado pela ESP/CE por meio da sua Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) o Curso Básico de Vigilância e Controle das Arboviroses foi idealizado como parte das 11 ações estratégicas de combate ao Aedes aegypti e enfrentamento às arboviroses no Ceará. 

Assim como os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) trabalham em contato direto com a população. Eles são fundamentais para o controle das endemias e trabalham de modo integrado às equipes de atenção básica na Estratégia Saúde da Família. No Brasil, esses trabalhadores tiveram a profissão regulamentada em 2006.