Ceará recebe 18º lote de vacinas, incluindo a primeira remessa dos imunizantes da Pfizer

4 de maio de 2021 - 08:32 #

Assessoria de Comunicação da Sesa Texto: Fhilipe Augusto Foto: Thiara Montefusco


Além da vacina da Pfizer,  mais 255.750 doses de Oxford/AstraZeneca também chegaram ao Estado

A 18ª remessa de vacinas para a imunização da população cearense contra a Covid-19 chegou ao Ceará em avião que pousou no Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins na tarde desta segunda-feira (3). O novo lote enviado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), de responsabilidade do Governo Federal, contém 17.550 doses da Pfizer/BioNTech. É a primeira remessa que chega ao Ceará deste imunizante. Além da vacina da Pfizer,  mais 255.750 doses de Oxford/AstraZeneca também chegaram ao Estado.

“Recebemos há pouco mais um lote de vacinas contra a Covid, incluindo mais uma remessa da AstraZeneca e a primeira da Pfizer. Temos lutado muito para que os cearenses sejam vacinados o quanto antes. Hoje mesmo a Justiça Federal acatou ação do Governo do Estado para que o Ceará receba, de forma imediata, 49 mil doses extras da vacina CoronaVac. Não vou descansar um minuto até que toda nossa população seja imunizada”, ressaltou o governador Camilo Santana.

Com os envios desta segunda-feira, o Ceará chega ao total de 2.715.200 doses recebidas do Ministério da Saúde (MS), das quais mais de dois milhões já foram aplicadas, entre primeira e segunda doses. Os dados são do Vacinômetro da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Pfizer

Esta é a terceira vacina recebida pelo Ceará, que já vinha imunizando sua população com a CoronaVac (Sinovac/Butantan) e AstraZeneca (Oxford/Fiocruz). Ao contrário das outras duas, a Pfizer/BioNTech necessita de um acondicionamento com temperatura mais baixa ainda, precisando ficar guardadas em ambientes entre -25ºC e -15ºC e podendo permanecer por até 14 dias nessas condições.


A Sesa vai utilizar um freezer da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), que tem capacidade para conservar a uma temperatura de 70 graus negativos.

Assim como os outros dois imunizantes já utilizados no Estado, esse também precisa da aplicação de duas doses para garantir um melhor resultado imunológico. O intervalo entre as duas aplicações deverá ser de 12 semanas, de acordo com nova orientação do Ministério da Saúde.

Terceiro grupo prioritário

Com o avanço da campanha de vacinação, o Ceará está perto de começar a imunização do terceiro grupo prioritário, que contempla pessoas com comorbidades (doenças crônicas), deficiência permanente grave, grávidas e puérperas. A comprovação de que possui algum desses pré-requisitos deve ser feita mediante apresentação de um atestado, prescrição ou relatório médico especificando a indicação da vacina pelo médico.