Webconferência aborda especificidades da vacina Pfizer-Biontech

3 de maio de 2021 - 13:13 # # # # #

Texto: Daniel Araújo, com informações da SESA Foto: Tatiana Fortes

O Ceará deve receber nesta segunda-feira (03) 8.775 doses da vacina da Pfizer/BioNTech de um total de 17.550 doses previstas para chegar ao longo do mês de maio no estado.

Para trazer algumas orientações acerca dos aspectos relativos à administração, conservação, armazenamento e transporte desse imunizante em específico, disponibilizamos a webconferência “Vacinação contra a Covid-19: Pfizer-Biontech ou COMIRNATY”.

A live foi feita em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado Ceará e foi direcionada para a capacitação dos profissionais que atuam no âmbito da imunização em Fortaleza. A apresentação foi realizada pelo enfermeiro e doutor em Enfermagem, Roberto Wagner Junior.

“Para que a gente consiga avançar nessa nova etapa de imunização, precisamos de um alinhamento no que se refere à padronização de todo o esquema com relação à distribuição, armazenamento, aplicação e a garantia da qualidade dessa vacina”, reforça.

A Sesa lembra que só poderão realizar a aplicação da vacina da Pfizer os vacinadores previamente treinados pela equipe da Secretaria. A capacitação vai ocorrer nas próximas semanas.

“Nós sabemos do desafio que é esse processo, mas acreditamos nos profissionais que estão aí na ponta e não tenho dúvida que todo esse processo vai ser muito vitorioso”, projeta Roberto Wagner.

Conservação

Por se tratar de uma logística específica com baixas temperaturas, a vacina da Pfizer/BioNTech será aplicada somente em Fortaleza, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde (MS). O imunizante deverá ser disponibilizado para pessoas do grupo da 3ª fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, e pode ser usado em pessoas com mais de 16 anos.

A vacina Pfizer/BioNTech será o terceiro tipo aplicado em território cearense, visto que o Estado já iniciou o esquema vacinal com as doses da CoronaVac (Sinovac/Butantan) e AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) desde janeiro deste ano.

Conforme o Vacinômetro da Sesa, o Ceará já aplicou mais de 2 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19.

> Assista à transmissão completa