Escola de Saúde Pública aprimora ações com novo Projeto Político-Pedagógico

30 de abril de 2021 - 15:49 # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE Arte gráfica: Deborah Muniz

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), renovou nesta sexta-feira, 30, o compromisso político-pedagógico, de forma transparente, de seguir atendendo às demandas de formação profissional técnica e educação permanente dos trabalhadores de saúde no Ceará. Para isso, foi apresentada a última versão do Projeto Político-Pedagógico (PPP) durante evento on-line marcado pela presença de autoridades e lançamento de hotsite para apresentação mais ágil e atrativa do documento.

Revisado a cada dois anos, o projeto funciona como um guia, que dá direção à gestão e às atividades educacionais da instituição. “O PPP é uma forma de mostrar para onde a ESP vai e como percorrerá esse caminho. (O documento) vai balizar todo o planejamento e operacionalização da Escola”, destacou o superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, após apresentar a evolução do PPP ao longo dos quase 28 anos da instituição, evidenciando como o projeto é aprimorado durante a sua implementação.

Um dos coordenadores da construção do PPP, o supervisor do Centro de Desenvolvimento Educacional (Cedes), José Batista Cisne Tomaz, destacou que o projeto foi atualizado em oficinas temáticas compostas por colaboradores da ESP antes da pandemia, com discussões que resultaram na revisão e inclusão de pressupostos e diretrizes de atuação da ESP. “É um documento da instituição e que precisa do envolvimento de todos”, salientou.

Novidades

A nova versão do Projeto Político-Pedagógico inclui, nas formações promovidas pela ESP/CE, o Team Based Learning (TBL) ou Aprendizagem Baseada em Equipes, metodologia ativa com abordagem colaborativa com aulas centradas no aluno, que reforça a atuação da Educação a Distância e implementa a Simulação Realística, método que é adotado, por exemplo, nos treinamentos dos profissionais de saúde para uso e manejo clínico do capacete Elmo.

“Temos que transformar o espaço e a vida das pessoas. O Projeto Político-Pedagógico trabalha com esses princípios e está alinhado com as políticas públicas do nosso estado”, enfatizou a diretora de Pós-Graduação em Saúde, Olívia Bessa.

O cientista-chefe da Saúde do Ceará, José Xavier Neto, que também representou a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), destacou que com inovação em saúde, pesquisa e formação da força de trabalho, a ESP/CE “identifica as melhores oportunidades para contribuir na evolução da saúde pública do Ceará”.

ICT

O evento on-line de apresentação do PPP também destacou a mensagem aprovada no último dia 29, na Assembleia Legislativa do Ceará, que torna a ESP/CE Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT).

“É essencial termos capacidade de produzir inovação para atender a população. A colaboração interinstitucional é favorecida quando existe interação entre ICTs. Há marcos regulatórios que apoiam isso, que dão segurança institucional para celebrarmos acordos, pactuações, de maneira muito mais flexível e ágil, além de mais fácil de ocorrer em âmbito governamental, respeitando todos os trâmites”, destacou Marcelo Alcantara.

Convidados

A apresentação on-line da atualização do Projeto Político-Pedagógico contou com a presença remota do secretário executivo de Políticas em Saúde da Sesa, Marcos Gadelha; do coordenador da Fiocruz Ceará, Carlile Lavor; do reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Hidelbrando dos Santos Soares; da vice-reitora da Universidade Vale do Acaraú (UVa), Izabelle Mont’Alverne; da diretora do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Fortaleza (Unifor), Lia Brasil Barroso; presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), Ada Pimentel; diretora da Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia (ESP-VS), Socorro Dias; assessor técnico do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Adriano Rodrigues de Souza; docente da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Maria Auxiliadora Ferreira; e o presidente do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau), Asevedo Quirino.

ppp.esp.ce.gov.br