EpiSUS Fundamental inicia primeira turma de 2021 em 03/05

20 de abril de 2021 - 10:32 # # # #

Texto: Daniel Araújo Arte Gráfica: Júlio Lopes

A 10ª turma do Curso de Aperfeiçoamento EpiSUS Fundamental iniciará mais um ano letivo de atividades no próximo dia 3 de maio de 2021. Realizado de modo totalmente online, o curso é inciativa da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (COVEP), da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), em parceria com a Escola de saúde Pública do Ceará Paulo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio do seu Centro de Educação Permanente em Vigilância da Saúde (Cevig).

O projeto tem como objetivo capacitar os profissionais visando construir uma rede de vigilância proativa e de resposta oportuna e coordenada, com ênfase em situações de surtos e emergências em saúde pública. A formação é voltada exclusivamente a profissionais de nível superior que atuam nos serviços de saúde pública responsáveis pela vigilância em saúde a nível municipal ou estadual.

As vagas destinam-se a trabalhadores que prestam serviços na Superintendência da Região do Cariri nos municípios de Cariús; Jucás; SMS Mombaça; Piquet Carneiro; Aurora; Brejo Santo; Jati; Penaforte; SMS Caririaçu; Granjeiro; Jardim; Juazeiro do Norte; Antonina do Norte; Salitre; Tarrafas; Potengi; Coordenadoria de Icó; Orós; Cedro e Umari.

Os ofícios de mobilização e as fichas de inscrições já foram encaminhadas às secretarias municipais de saúde e secretarias regionais dos municípios prioritários. Os órgãos que desejarem mais informações podem entrar em contato pelo e-mail bruna.dias@esp.ce.gov.br ou telefone (85) 3101.1400.

A capacitação possui 180 horas-aula em ambiente virtual. As oficinas online estarão divididas em cinco diferentes módulos e ocorrerão por videoconferência sempre no horário de 08 horas às 12 horas.

EpiSUS

O EpiSUS Fundamental foi implantado no Brasil em março de 2017, por meio de um projeto-piloto desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, a Rede de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo e Intervenções em Saúde (Tephinet) e o Centers for Disease Control and Prevention.

A iniciativa visa implantar no Brasil um modelo piramidal de treinamentos epidemiológicos de campo, com três níveis: Fundamental, Intermediário e Avançado. No EpiSUS-Fundamental, adota-se a característica de treinamento em serviço, com enfoque predominantemente prático, visando o aprimoramento das habilidades do profissional no contexto de sua atuação. Em função do cenário de pandemia da Covid-19, as atividades foram adaptadas para ambiente virtual de aprendizagem.