ObservaEPS realiza levantamento sobre a Educação Permanente em Saúde de municípios cearenses

15 de abril de 2021 - 11:00 # # #

O Observatório de Educação Permanente em Saúde do Ceará (ObservaEPS), equipamento criado pelo Centro de Investigação Científica da Escola de Saúde Pública do Ceará (Cenic/ESP-CE), sensibiliza representantes dos Conselhos Municipais de Saúde para participarem de levantamento sobre o desenvolvimento de atividades ligadas à Educação Permanente em Saúde nos municípios cearenses. A contribuição ocorre via preenchimento de dados neste formulário.

O formulário tem como objetivo analisar as ações desenvolvidas na área e construir banco de dados específico, reunindo informações para a produção de indicadores sobre os Conselhos. Além disso, o levantamento vai contribuir para a produção, análise e disseminação de informações sobre Educação Permanente em Saúde em território cearense, assim como o diagnóstico de necessidades de EPS na Rede de Atenção à Saúde do Ceará.

Mais informações e esclarecimentos, em qualquer etapa de preenchimento do formulário, podem ser obtidos via e-mail: observa.esp.saude@gmail.com.

ObservaEPS

Criado em 2019, o Observatório de Educação Permanente em Saúde do Ceará mobiliza gestores, trabalhadores, profissionais de saúde, pesquisadores e usuários do Sistema Único de Saúde da capital e dos municípios do interior do Estado, através do espaço de busca de conhecimento e troca de informação qualificada. A partir da gestão do conhecimento torna possível programar ações mais assertivas nos serviços de saúde e contribuir com o processo de trabalho e de tomada de decisão dos gestores, por meio de indicadores e metas mensuráveis e alcançáveis.

Primeiro observatório que aborda a temática no Estado, o ObservaEPS tem como objetivos produzir, analisar e disseminar informações sobre Educação Permanente em Saúde (EPS) no Estado do Ceará. Assim como, diagnosticar as necessidades de EPS em toda a rede de saúde do Ceará e sistematizar pesquisas na área da educação em saúde para produção do conhecimento.

O observatório foi idealizado pelo Centro de Investigação Científica (CENIC) da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), com a cooperação técnica da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.

EPS

A Educação Permanente em Saúde (EPS) é compreendida como um conceito pedagógico que relaciona ensino, serviço, docência e saúde, contribuindo para o desenvolvimento profissional, a gestão setorial e o controle social. A EPS tem por base os pressupostos da aprendizagem significativa que devem ser orientadores das ações de desenvolvimento profissional e das estratégias de mudança das práticas de saúde. Assim, apresenta-se como uma estratégia de educação na saúde que tem um olhar sobre as necessidades da população, configurando-se como um processo de gestão participativa e transformadora, que inclui instituições de ensino, trabalhadores, gestores e usuários.

Diagnóstico da EPS na Rede de Atenção à Saúde do Ceará
Público: Conselhos Municipais de Saúde