Com nova política editorial, revista Cadernos ESP abre chamada para manuscritos

8 de abril de 2021 - 13:26 # # # #

Texto: Jackson de Moura | Arte gráfica: Júlio Lopes

Publicação científica da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), a revista Cadernos ESP está com chamada aberta para submissão de novos manuscritos. Recentemente, o periódico passou por reformulação na sua política editorial.

A atualização atende aos parâmetros internacionais de publicação científica e possibilita maior transparência no fluxo editorial. “A partir de agora, a Cadernos ESP passa a produzir para as áreas de Educação, Saúde Coletiva e Tecnologias e Inovação, com periodicidade quadrimestral, fazendo-se um veículo de conhecimento ainda mais acessível e próximo dos interesses de conhecimento da sociedade”, destaca Jadson Franco, editor-chefe do periódico e supervisor do Centro de Investigação Científica da ESP/CE.

Os manuscritos devem ser submetidos por meio da Plataforma Cadernos ESP, após cadastro dos autores. Podem ser inscritos trabalhos científicos no campo da Saúde Pública e Saúde Coletiva nos eixos temáticos de EducaçãoSaúde ColetivaTecnologias e Inovação. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: cadernos@esp.ce.gov.br.

Convocação de pareceristas

A revista Cadernos ESP também está, no momento, com chamada aberta para novos pareceristas, que têm contribuição fundamental no processo de avaliação e qualidade dos periódicos selecionados. A tarefa principal do parecerista Ad hoc é a de analisar de forma crítica, técnica e construtiva o conteúdo do manuscrito e dar suporte aos editores executivos e temáticos quanto à comprovação da qualidade científica, ao cumprimento das normas da política editorial e à continuidade do fluxo avaliativo, para possível publicação.

Os profissionais interessados poderão fazer cadastro preenchendo o formulário disponível no sistema da Cadernos ESP. Caso a inscrição seja aprovada, os solicitantes receberão convite para elaborar pareceres sobre artigos relacionados à sua área de atuação. Para atuar como pareceristas, os candidatos deverão possuir titulação mínima de doutor(a).

Revista Científica

Criada em 2005 e publicada a partir de 2021 de forma quadrimestral, a Cadernos ESP é uma publicação com difusão técnica e científica de caráter inter e multidisciplinar que tem por finalidade publicar trabalhos relevantes para a saúde e suas interfaces.

Visando a tornar público os resultados de pesquisas e as experiências advindas do contexto dos serviços de saúde, o periódico aceita para publicação artigos originais e de revisão, comunicações breves, relatos de experiência, dentre outras seções.