Papo Saúde desta terça (06) discute o poder da caixa de ferramentas que controla a Covid-19

6 de abril de 2021 - 08:30 # # # #

Repórter: Daniel Araújo Arte Gráfica: Júlio Lopes

Imagine uma caixa de ferramentas contendo uma série de atributos e práticas em saúde capazes de controlar os efeitos do coronavírus. Ela existe e será discutida na edição do Papo Saúde desta terça-feira, 06, que terá como tema: “O poder da caixa de ferramentas que controla a Covid-19”. A live começa a partir das 19 horas, no perfil oficial @espceara, e receberá a médica pneumologista e asmóloga, Márcia Alcantara.

De acordo com a convidada, a metáfora faz referência a um conjunto de atitudes que quando postas em prática de maneira consciente, pode controlar o contágio e disseminação do Sars-Cov-2 entre os mais diversos grupos de pessoas. “É imensurável a valia e importância da utilização dessa “caixa” para que de modo descomplicado e ao mesmo tempo lúdico ensinemos e aprendamos como fazer uso delas, seja por quem for, independente do saber, nível de instrução ou categoria social”, adianta.

Em termos comparativos, as principais ferramentas para o controle do coronavírus em nosso meio e que, segundo Márcia, precisam ser consideradas em toda sua potência, são as medidas de distanciamento social, o uso das máscaras de proteção e o uso dos imunizantes, aqui assumidos na forma das vacinas, responsáveis por combate à doença no atual contexto. “A nossa caixa tem uma completude inédita. Cada ferramenta dá sustentação à outra e assim um ciclo do controle da Covi-19 se estabelece com o uso engajado de todas elas”, reflete a pneumologista.

Ela usa a comparação entre a chave de fenda e a máscara, conhecida aliada de todos no uso diário durante a pandemia. Ambas a seu modo, pondera Márcia, ajustam parafusos e dobradiças, assim como o equipamento de proteção individual se encaixa nos rostos, garantindo a proteção necessária contra o vírus. “Se pensarmos no distanciamento social, podemos imaginar os afastadores de superfícies em cortes cirúrgicos por exemplo, que permitem o cirurgião trabalhar num espaço livre de contaminantes”, exemplifica.

Transmissões

Com o objetivo de compartilhar dicas, histórias e, especialmente, boas práticas no cuidado à saúde, o Papo Saúde na ESP se discute quinzenalmente com especialistas de várias áreas, diversos temas ligados à saúde e ao bem-estar da população. O projeto visa também ser um espaço para interação entre os seguidores, que podem esclarecer dúvidas e sugerir temas. As transmissões ocorrem ao vivo e são conduzidas pela supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP, Luciana Lopes.

Papo Saúde na ESP

Tema: O poder da caixa de ferramentas que controla a Covid-19
Quando: terça-feira, 06 de abril
Horário: 19h
Convidado: Márcia Alcantara (médica pneumologista e asmóloga)
Acesse em instagram.com/espceara