Central de Ventiladores Mecânicos do Ceará reabre para dar suporte a hospitais públicos

6 de abril de 2021 - 09:58 # # # # #

Assessoria de Comunicação da Sesa | Fotos: CVMER/Divulgação


Os dispositivos são essenciais na recuperação de pacientes com Covid-19

Com agravamento da pandemia no Ceará, a Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios (CVMER), equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), voltou a funcionar para atender à necessidade de hospitais públicos estaduais e municipais – que não possuem contrato de manutenção – e consertar os aparelhos com falhas. Os dispositivos são essenciais na recuperação de pacientes com Covid-19 com quadro mais grave da doença.

“A Central faz história e salva vidas desde o início da pandemia. Considerando que cada ventilador pode atender até três pessoas por mês, o conserto de cada equipamento pode salvar a vida de muitas pessoas”, afirma Marcelo Alcantara, superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE). “O trabalho da Central permite que o Ceará tenha menos dependência tecnológica, mais profissionais qualificados e agregação de valor ao nosso sistema de saúde. Uma oportunidade de reforçar as áreas de pesquisa, inovação e formação em engenharia clínica. Por isso, a grande importância de reavivar essa parceria que promove a Central de Ventiladores Mecânicos”, reforça.

De acordo com Iracema Bezerra, gerente da Central, o objetivo é recuperar “os ventiladores espalhados pelo Estado que estavam em desuso por falta de manutenção e de contrato”. Em 2020, 146 aparelhos foram consertados. Em 2021, desde o dia 19 de março, quando a Central foi reaberta, 36 dispositivos foram ajustados.

Parceria

Estratégica no enfrentamento à Covid-19, a Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios recebe doações ou envia para consertos os aparelhos ou componentes do instrumento.

O objetivo da Central é recuperar os ventiladores espalhados pelo Estado que estavam em desuso por falta de manutenção e de contrato

O conserto ocorre por meio de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e outros órgãos voluntários. Na Central, é realizado o inventário de todos os ventiladores mecânicos existentes na rede hospitalar do Ceará.

Manutenção

O serviço de manutenção e reparo dos ventiladores mecânicos fica disponível para todos os municípios cearenses. Para que haja uma melhor organização no processo de envio para conserto, os dispositivos precisam ser higienizados antes da entrega, em Fortaleza, e devem acompanhar válvula exalatória, diafragma/membrana, linha de pressão, cabo de força e sensor de fluxo. Além disso, é preciso que um ofício de solicitação do reparo, com descrição do modelo e número de série, seja dirigido à Central.

O serviço de reparo dos ventiladores mecânicos fica disponível para todos os municípios cearenses que não possuem contrato de manutenção

Serviço

Endereço: Rua Júlio Pinto , 1873 – Jacarecanga – Fortaleza
Horário de entrega: segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 16h30
Contato: (85) 3421-5309