Curso sobre controle das arboviroses oferta 300 vagas para Agentes de Combate às Endemias do Ceará
31 de março de 2021 - 15:25 #Agentes de Combate às Endemias #Controle das Arboviroses #curso #Vigilância
Repórter: Daniel Araújo Arte Gráfica: Júlio Lopes
Estão abertas as inscrições para mais uma turma do Curso Básico de Vigilância e Controle das Arboviroses. A formação é realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), e oferta 300 vagas exclusivamente para profissionais que atuam como Agente de Combate às Endemias (ACE) no Ceará.
Os interessados podem se inscrever online até que as vagas sejam completamente preenchidas. De acordo com a coordenação do curso, a turma está prevista para iniciar as atividades de forma totalmente digital a partir de 15 de abril de 2021. Todos os encontros virtuais ocorrerão por meio da plataforma da ESP Virtual.
Com duração de quatro semanas, o curso tem carga horária de 40 horas e busca desenvolver e aprofundar conhecimentos e habilidades dos agentes para identificação e enfrentamento do vetor da dengue, chikungunya e do zika vírus, além da divulgação de informações e orientações aos usuários durante trabalho de campo e visitas domiciliares para o Agente de Combate as Endemias (ACE).
Seu principal eixo pedagógico são os processos de trabalho da vigilância e controle de arboviroses, a formação crítico reflexiva e o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes para execução de ações inerentes a esse campo da saúde coletiva.
A formação
Lançado em 2018, o Curso Básico de Vigilância e Controle das Arboviroses já capacitou mais de 1.400 profissionais da área em todo o estado cearense. A formação é desenvolvida pela Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) da ESP/CE, em parceria com a Coordenadoria de Promoção da Saúde/Núcleo de Vetores da Sesa e pelo Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e ao Zika.
Serviço
Curso Básico de Vigilância e Controle das Arboviroses
Quando: a partir de 15 de abril
Vagas: 300