Lives abordam cenários epidemiológicos e monitoramento de casos confirmados da Covid-19

8 de março de 2021 - 16:41 # # #

Repórter: Daniel Araújo Arte Gráfica: Deborah Muniz

O que os estudos e trabalhos recentes apontam sobre os efeitos das variantes do novo coronavírus em várias parte do mundo? E no Brasil, qual o cenário que se desenha, considerando a ameaça de novas mutações que podem surgir no atual contexto pandêmico? Para refletir sobre essa e outras questões ligadas ao contexto epidemiológico da Covid-19, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), realiza duas webconferências nesta terça-feira, 09, voltadas para os profissionais que atuam na área da Vigilância Epidemiológica dos municípios cearenses.

A primeira transmissão ocorre pelo Google Meet, a partir das 10 horas da manhã. Com o tema “Cenário Epidemiológico da nova variante”, a live contará com a participação da Enfermeira de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, Liseanny Rodrigues e da Enfermeira e assessora técnica da Célula de Informação e Resposta às Emergências em Saúde Pública, Tatiana Cisne.

Na sequência, o monitoramento dos casos de Coronavírus será discutido por meio da webconferência “Contact Tracing como estratégia de monitoramento de contatos de casos confirmados de Covid-19”. Participam do debate na sala virtual o Pesquisador da Fiocruz e Doutor em Ciências Biológicas, Eduardo Ruback; e a Enfermeira e assessora técnica na Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep), Sarah D’Angelo.

Cenário Epidemiológico

De acordo com o último boletim epidemiológico publicado pela SESA em 04 de março de 2021, foram confirmados no Ceará 429.963 casos de Covid-19. O cenário epidemiológico do documento apontou também a Região de Saúde de Fortaleza como a que registrou o maior número de casos e óbitos entre março de 2020 a fevereiro de 2021, com 154.014 casos confirmados e 6.362 óbitos em todo esse período.

Ainda no início de fevereiro, a SESA publicou Nota Técnica para alertar sobre a orientação no fluxo do monitoramento e detecção da nova variante da SARS-CoV-2 (VOC P.1 Amazonas) na rede de saúde do Estado do Ceará.

Webconferência

Cenário epidemiológico da nova variante 
Convidadas: Enfermeira de Vigilância Epidemiológica Hospitalar, Liseanny Rodrigues; assessora técnica da Célula de Informação e Resposta às Emergências em Saúde Pública, Tatiana Cisne
Quando: terça-feira (09)
Horário: 10 horas
Acesse: https://meet.google.com/cjo-qasf-gvb

Contact Tracing como estratégia de monitoramento de contatos de casos confirmados de Covid-19
Convidados: Pesquisador da Fiocruz e Doutor em Ciências Biológicas, Eduardo Ruback; Enfermeira e assessora técnica na Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep), Sarah D`Angelo.
Quando: terça-feira (09)
Horário: a partir das 10 horas
Acesse: https://meet.google.com/cjo-qasf-gvb