iSUS: profissionais de saúde têm acesso a conteúdo personalizado

5 de março de 2021 - 08:35 #

Repórter: Daniel Araújo Arte Gráfica: Júlio Lopes

Você, profissional de saúde que atua na linha de frente da Covid-19, sabia que o aplicativo iSUS possui uma série de conteúdos pensados e criados especificamente para você? Por meio de um breve cadastro, a ferramenta disponibiliza a criação de um perfil de usuário e a personalização de informações a partir dos campos de atuação dos trabalhadores.

Lançado pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a iniciativa reúne recursos que auxiliam na adoção de condutas em cuidados com pacientes. As diretrizes são fundamentadas em uma sólida base de dados atualizada e ancorada em evidências científicas.

>> Acesse a página do iSUS

Inicialmente, o usuário precisa fazer o download do iSUS, disponível para as plataformas Android e iOS. Ao instalar o aplicativo e executá-lo pela primeira vez, um tutorial será apresentado com informações sobre os conteúdos e o link direto para o cadastro. Se quiser pular o tutorial, não tem problema. É só seguir os mesmos passos de quem já baixou o app.

Com o iSUS já instalado no seu dispositivo, na tela principal você pode clicar no banner ID Saúde e ir direto para a página do cadastro. Caso prefira não esperar os banners, clique em menu (canto superior esquerdo), em seguida em “meu perfil” e, por fim, no botão “Realizar meu cadastro”. De forma simples, direta e intuitiva, você já pode acessar todas as funcionalidades disponibilizadas pela ferramenta.

É desse modo que, além dos conteúdos personalizados, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas poderão acessar manuais, guias, notas técnicas, protocolos e boletins epidemiológicos atualizados constantemente. Todas as informações são integradas a uma base de dados que reflete a força de trabalho em saúde no Ceará.

A manutenção dessa base é o que permite a identificação e distribuição dos profissionais de saúde por municípios, especialidades e unidades de serviços. Por meio dessa análise de dados, a Sesa pode contar com um conjunto de informações essenciais à oferta de oportunidades de alocação, formação e qualificação de pessoas em todo o território cearense.

Modernização

Lançado em setembro de 2020 em meio à pandemia do coronavírus, o iSUS é parte das ações de inovação em saúde do Governo do Ceará e um dos pilares da Plataforma de Modernização da Saúde do Estado. Seu principal objetivo é responder à demanda de relacionamento entre usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).

A solução tecnológica foi desenvolvida pela ESP/CE em parceria com a consultoria em tecnologia ThoughtWorks e com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), por meio do projeto “SMART Health”, desenvolvido em conjunto com o Grupo de Engenharia de Software Adaptativo e Distribuído (Gesad) da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Faça download do iSUS