Ceará ativa mais dez leitos de UTI pediátrica para pacientes com Covid-19

2 de março de 2021 - 08:08 #

Assessoria de Comunicação da Casa Civil e do Hias Repórteres: Daniel Herculano e Eduarda Talicy Fotos: Germano Gomes/SOPAI

Com as novas unidades, a rede de saúde do Governo do Ceará passa a contar com o total de 48 leitos pediátricos de UTI, de forma regionalizada

Dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, voltados para tratamento de pacientes com Covid-19, foram entregues no Sopai – Hospital Infantil Filantrópico, na tarde desta segunda-feira, 1º de março, pelo governador Camilo Santana, com transmissão ao vivo pelas redes sociais. Com essas novas unidades, a rede de saúde do Governo do Ceará passa a contar com o total de 48 leitos pediátricos de UTI, de forma regionalizada. O hospital tem ainda outros 365 leitos infantis.

“O hospital infantil Sopai e o Governo do Ceará têm uma parceria muito importante. E agora, com os leitos exclusivos para tratamento de Covid-19, atendemos as crianças da região e também desafogamos o atendimento infantil no Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), que é uma referência no atendimento pediátrico. A ideia é ter leitos pediátricos para crianças em todos os lugares do Estado, e que, no momento, atendem exclusivamente pacientes com Covid-19, mas, depois da pandemia, vão permanecer disponíveis para atender as crianças que precisam de uma UTI, sejam aquelas que passam por cirurgia ou outro tipo de necessidade”, explicou o governador.

Mais leitos no Ceará

O Governo do Ceará já dispõe de 2.287 leitos de enfermaria exclusivamente para Covid-19, com a previsão de chegar a 2.600 leitos de enfermaria ainda neste mês de março. Leitos de UTI adulto totalizam 824. A meta do Estado é chegar a 1.074 leitos exclusivos para a doença.

Fortalecimento da pediatria

Para o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), que acompanhou a entrega dos novos leitos no Sopai, ações como essa demonstram que a pediatria tem sido uma prioridade na atual gestão, muito antes da pandemia.

Além dos leitos de UTI, o hospital tem ainda outros 365 leitos infantis

“A presença de uma UTI em uma unidade de saúde permite procedimentos mais complexos e, durante a pandemia, vai atender de forma exclusiva pacientes que precisam ser internados. Por isso, quero agradecer a todos os profissionais de saúde que compõem o Sopai, que rapidamente se organizaram para receber e montar essas UTI’s, em um período tão difícil, onde as demandas do sistema de saúde são muito grandes. Vamos promover ações como essa em todos os hospitais regionais para dar suporte à pediatria do Ceará e, assim, atender melhor as crianças”, ressaltou o secretário. Dr. Cabeto ainda afirmou que, em breve, o Governo do Ceará vai lançar o Plano de Modernização do Hospital Infantil Albert Sabin.

Parceria Hias-Sopai

A ativação dos dez novos leitos de UTI no Sopai é uma parceria com o Hias, unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), e permitirá a oferta de atendimento multidisciplinar especializado em ambiente apropriado para os cuidados das crianças que necessitam de tratamento intensivo.

“Nós estamos bem felizes com essa nova abertura de leitos de UTI, que vão subsidiar e dar apoio ao tratamento das crianças aqui do Hias”, afirma Patrícia Jereissati, diretora geral do Hias. De acordo com a pediatra, além de fortalecer o plano de contingência do tratamento de crianças com Covid-19, os novos leitos possibilitarão o desbloqueio de unidades isoladas e a oferta de assistência de crianças com outras patologias.

Após pandemia, os leitos de UTI vão permanecer disponíveis para atender crianças que precisam de tratamento intensivo

“É muito importante, e de longa data, essa parceria entre Sabin e Sopai. Em tempos anteriores, em epidemias de dengue, nós já trabalhamos juntos com boa experiência e bom resultado. Agora, vamos em frente para mais esse desafio”, reforçou Jereissati. Referência Norte e Nordeste no atendimento pediátrico infantil, o Hias conta, ao todo, com 279 leitos totais, sendo 47 de UTI.

Para Fabricio César Aderaldo Menezes, diretor técnico do Sopai, a parceria será um importante ganho para o atendimento das crianças e adolescentes do Ceará. “É com imensa satisfação que anunciamos a abertura da UTI Sopai, mais uma grande parceria da Sesa, do Hias e do Sopai. O Albert Sabin, que é referência em pediatria do Estado, sempre nos apoiou e sempre nos acionou. São duas unidades que há anos buscam melhorar a assistência, o cuidado e os resultados para a pediatria do Estado”.