Cadernos ESP lança chamada para novos pareceristas

24 de fevereiro de 2021 - 08:02 # # # #

Repórter: Daniel Araújo Arte Gráfica: Júlio Lopes

A definição do que deve ser ou não publicado em revistas científicas passa pelo olhar atento e criterioso da figura do parecerista. Considerando a relevância do papel desse profissional na produção do universo acadêmico, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), está convidando pesquisadores a fazerem parte do seu banco de avaliadores da revista científica Cadernos ESP.

Os profissionais interessados poderão fazer cadastro preenchendo o formulário disponível no sistema do periódico. Caso o cadastro seja aprovado, os solicitantes receberão convite para elaborar pareceres sobre artigos relacionados à sua área de atuação. Para atuar como pareceristas, portanto, os candidatos deverão possuir titulação mínima de doutor(a).

A tarefa principal do parecerista Ad hoc é a analisar de forma crítica, técnica e construtiva o conteúdo do manuscrito e dar suporte aos editores executivos e temáticos quanto à comprovação da qualidade científica, cumprimento das normas da Política Editorial e continuidade do fluxo avaliativo, para possível publicação.

Para o editor-chefe da Cadernos ESP, Jadson Franco, esses profissionais têm uma contribuição fundamental no processo de avaliação de manuscritos e na qualidade dos periódicos. “Um bom parecer resume as características, qualidades e defeitos de um artigo levando em conta os parâmetros de modo a subsidiar a decisão de sua publicação ou não pelos editores”, pontua.

Revista Científica

Criada em 2005 e publicada semestralmente, a Cadernos ESP é uma publicação científica semestral com difusão técnica e científica de caráter inter e multidisciplinar no campo da Saúde Coletiva e que tem por finalidade publicar trabalhos relevantes para a saúde e suas interfaces.

Visando tornar público os resultados de pesquisas e as experiências advindas do contexto dos serviços de saúde, o periódico aceita para publicação artigos originais e de revisão, comunicações breves, relatos de experiência, dentre outras seções.

Confira todas as edições publicadas pela Cadernos ESP