ESP/CE inicia oficina para repensar desafios da reestruturação e alinhamento estratégico

12 de fevereiro de 2021 - 15:34 # # # #

Texto e Fotos: Daniel Araújo

“Como é que você pode desenhar o futuro? Enfrentando e vivendo o presente!”. Foi partindo dessa reflexão que o superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), Marcelo Alcantara, iniciou as atividades da Oficina InovaESP. Com o tema “Os desafios da reestruturação e o alinhamento estratégico da ESP/CE frente aos novos cenários”, o evento reuniu os colaboradores da instituição na manhã desta sexta-feira (12) em uma série de atividades que se desdobrarão em outros seis encontros online de modo síncrono ao longo dos meses de fevereiro e março de 2021.

Organizado pela Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins), a ação envolve todos os setores da escola. De acordo com a assessora de desenvolvimento institucional, Marta Ávila, a metodologia adotada para a oficina será o Design Thinking, conjunto de métodos e ferramentas baseadas numa abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa, em uma perspectiva de empatia máxima com seus participantes.

Ainda segundo Marta, a ideia é estimular os profissionais da escola a saírem das suas zonas de conforto a partir de uma série de abordagens e atividades baseadas na ideação, empatia, prototipação. “Faremos uma mescla de metodologias para que consigamos extrair depois do evento um plano de metas e ações (passo a passo) para sabermos como chegar ao nosso novo horizonte, que é se tornar um instituto de ciência e tecnologia”, explica.

Além do encontro desta sexta, o InovaESP segue uma agenda de outros seis encontros que ocorrerão nos dias 12, 18, 19, 25 e 26 de fevereiro e 4 e 5 de março, sempre de 8 horas às 12 horas.

Mapa estratégico

Considerando o atual desenho Mapa Estratégico 2019 – 2023, a ESP/CE tem como missão “promover a educação, o conhecimento e a inovação, contribuindo para a saúde individual e coletiva e a melhoria da qualidade de vida e felicidade”.

Para Marcelo Alcantara, a expectativa é que a atual diretriz passe por uma redefinição em breve. “O processo reflexivo é o que precisamos praticar agora porque ele é a arma mais poderosa que temos. E tudo o que produziremos dessas oficinas vai reverberar nos anos futuros”, destacou.

OUÇA

O superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, fala sobre o planejamento como ferramenta de transformação da realidade institucional e individual.