Sesa recomenda antecipação de cadastro para vacinação contra Covid-19

15 de janeiro de 2021 - 10:25 # # # # #

Repórter: Caio Faheina Arte gráfica: Francisco Oliveira

Agora, é possível se cadastrar no Sistema Único de Saúde (SUS) pela internet. Basta acessar o site ConecteSUS, do Ministério da Saúde, ou baixar o aplicativo. Quando a vacina contra a Covid-19 estiver disponível no Ceará, o cadastro será fundamental para que a população cearense tenha acesso à imunização de forma mais rápida. A inscrição também pode ser realizada de forma presencial em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), mas o ideal é antecipar o processo para evitar aglomeração.

O cadastro também pode ser realizado no dia e local da vacinação, ainda sem cronograma definido, por meio da emissão do cartão SUS, mas o ideal é antecipar o processo, realizando o cadastro pelo site ou aplicativo ConecteSUS. Para isso, basta ter em mãos o CPF da pessoa a ser vacinada.

Além do cidadão, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) orienta as pastas dos 184 municípios cearenses que vão realizar a vacinação contra a Covid-19 a fazer um novo cadastro das salas de vacinação e dos vacinadores.

De acordo com a Secretária Executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, “é importante que a população se cadastre no aplicativo para evitar aglomerações no dia da vacinação em todos os municípios”.

ConecteSUS

O aplicativo do Ministério da Saúde fornece ao cidadão a visibilidade das interações realizadas nos pontos da Rede de Atenção à Saúde.

Veja como se cadastrar: