Encerradas inscrições para Curso Básico de Vigilância e Controle das Arboviroses

15 de janeiro de 2021 - 14:25

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Encontram-se encerradas as inscrições para Curso Básico de Vigilância e Controle das Arboviroses. A formação será ofertada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), e destina-se exclusivamente para os profissionais que atuam como Agente de Combate às Endemias (ACE) no Ceará.

A turma está prevista para iniciar as atividades de forma totalmente digital a partir de 20 de janeiro. Com duração de quatro semanas, o curso busca desenvolver e aprofundar conhecimentos e habilidades dos agentes para identificação e enfrentamento do vetor da dengue, chikungunya e do zika vírus.

A capacitação tem carga horária de 60 horas distribuídas em 40 horas de atividades teóricas e 20 horas de ensino-aprendizagem em ambiente de trabalho. O curso mantém um diálogo direto com os princípios da vigilância, controle e educação de arboviroses no Ceará, divulgando informações e orientações a cidadãos durante trabalho de campo e visitas domiciliares feitas pelos profissionais de saúde.

A formação

O Curso Básico de Vigilância e Controle das Arboviroses foi lançado em 2018. Ao todo, mais de 1.400 profissionais da área em todo o estado cearense. A formação é desenvolvida pela Diretoria de Educação Profissional em Saúde (Dieps) da ESP/CE, em parceria com a Coordenadoria de Promoção da Saúde/Núcleo de Vetores da Sesa e pelo Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e ao Zika.