Pesquisa sobre saúde mental dos profissionais da saúde na pandemia segue até 31/01

14 de janeiro de 2021 - 15:39 #

Repórter: Daniel Araújo | Arte Gráfica: Deborah Muniz

A pesquisa internacional “The Covid-19 HEROES Study – Impacto da pandemia de Covid-19 na saúde mental dos trabalhadores nos serviços de saúde” segue disponível para os trabalhadores e profissionais da saúde, envolvidos diretamente ou não no enfrentamento à Covid-19, até o próximo dia 31 de janeiro. Realizada com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), o estudo ocorre em mais de 30 países, em 5 continentes, e no Ceará é coordenado pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Lançado em outubro de 2020, o estudo vai subsidiar ações e políticas de saúde para auxiliar gestores na tomada de decisão e contribuir para a oferta de serviços à saúde mental dos trabalhadores e profissionais da saúde.

Como participar

O profissional ou trabalhador da saúde que tenha interesse em participar do estudo, deve responder a um questionário eletrônico. Para acessá-lo, basta clicar aqui e selecionar a opção “português” no menu de idiomas. Feito isto, basta prosseguir e aceitar participar do estudo para ter acesso à pesquisa.

Caso não tenha concluído todas as perguntas e deixe para responder o questionário em outro momento, o participante pode dar continuidade às respostas a partir do ponto que parou. Basta clicar na opção “continuar questionário” após selecionar o idioma “português”.

Estudo

No Ceará, mais de 400 trabalhadores já participaram do levantamento entre psicólogos, médicos, enfermeiros e técnicos em saúde bucal e farmácia, além de profissionais das equipes vinculadas à gestão e funções administrativas nos serviços de saúde de Fortaleza.

A pesquisa também oferece aos participantes, em caso de necessidade, um feedback geral a respeito da saúde mental e pode direcioná-los a um atendimento específico. Os dados parciais da pesquisa apontam que cerca de 101 trabalhadores afirmaram necessitar apoio psicológico. Desse quantitativo, 63 já foram contatados para receberem acompanhamento a ser realizado por equipe do estudo de modo presencial ou a distância.

Passada essa primeira fase, o estudo continuará acompanhando os profissionais que responderem ao questionário e voltando a verificar o impacto da epidemia nas suas condições de saúde mental nos próximos 6 e 12 meses.

“A pesquisa se faz relevante porque traz essa temática muito forte da saúde mental. Seguiremos agora com esse desenho metodológico na perspectiva de melhor identificar, descrever e avaliar os fatores estressores e protetores apresentados por esses profissionais no contexto da Covid-19”, afirma o supervisor do Centro de Investigação Científica da ESP/CE, Jadson Franco.

OUÇA

O supervisor do Cenic, Jadson Franco, ressalta o seguimento da pesquisa enquanto estudo multicêntrico com foco na saúde mental.

Serviço

The Covid-19 HEROES Study – Impacto da pandemia de Covid-19 na saúde mental dos trabalhadores nos serviços de saúde
Quando: até 31 de janeiro de 2021
Acesse: https://heroescovid19study.org/survey/