Papo SUS aborda o papel do sanitarista no sistema público de saúde

11 de janeiro de 2021 - 15:55 # # #

A primeira edição de 2021 do Papo SUS discute a atuação do sanitarista no sistema público de saúde. A série de lives é realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), com o objetivo de discutir os serviços e desafios do Sistema Único de Saúde (SUS). A transmissão ao vivo ocorre nesta terça-feira, 12, a partir de 19h, pelo perfil no Instagram @espceara.

A convidada é a médica sanitarista e professora adjunta do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Maria Valdelice Mota.

O sanitarista

Ligado à saúde pública e à análise completa da situação de cenários, o profissional sanitarista teve papel de destaque em 2020 diante da chegada da pandemia de Covid-19, com atuação no enfrentamento e também em pesquisas. O sanitarista é capacitado para coletar e analisar dados para planejar e programar as ações que serão executadas.

A formação profissional permite atuações de natureza interdisciplinar, tendo em vista o gerenciamento e execução de sistemas por meio dos seguintes núcleos identitários: Epidemiologia, Ciências Sociais em Saúde, Políticas Públicas, Planejamento, Gestão e Avaliação em Saúde, Promoção e Educação em Saúde, Vigilância em Saúde, Saúde Ambiental, Saúde da Família, Saúde do Trabalhador e Saúde Mental.

Transmissões

A ideia do Papo SUS é destacar a atuação do sistema público de saúde nas políticas da área, na qualificação de trabalhadores e gestores e na assistência ao cidadão. As lives são conduzidas pela supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Lopes. As transmissões ao vivo acontecem quinzenalmente, às terças-feiras.

Papo SUS

Tema: o sanitarista e o SUS
Quando: terça-feira, 12 de janeiro
Horário: 19h