Novo volume da Cadernos ESP já encontra-se disponível

31 de dezembro de 2020 - 09:32 # # #

Repórter: Daniel Araújo | Arte Gráfica: Deborah Muniz

Cumprindo seu papel na construção e disseminação do conhecimento nos mais diversos campos da saúde, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues, unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, lança a edição 2020.2 da Cadernos ESP. Neste novo volume, o periódico traz um enfoque na educação em saúde e na área da saúde coletiva. A íntegra da publicação pode ser acessada aqui.

A edição atual traz uma seleção de textos nacionais e internacionais, divididos entre artigos originais, artigos de revisão e relatos de experiência. O editorial assinado por José Batista Cisne Tomaz, supervisor do Centro de Desenvolvimento Educacional em Saúde (Cedes), reflete sobre a educação na saúde dentro do contexto da pandemia. Para o gestor, a ruptura causada na educação pela Covid-19 foi determinante para a aceleração dos processos de inovação dos processos educativos em todo o mundo.

O gestor ressalta ainda todo um processo de reorganização e reestruturação das instituições educacionais a fim de dar respostas ao desafio que está sendo o enfrentamento à pandemia do coronavírus.“Uma das respostas que se destaca é o apoio incondicional aos setores de saúde pública no combate à pandemia, seja na qualificação da força de trabalho, de forma inovadora e criativa, como na realização de pesquisas para embasamento científico às decisões por parte dos gestores, conclui.

Nesse último número de 2020, a revista também traz como destaque o artigo internacional intitulado “Estágio Docência na Formação do Mestre em Ciências Odontológicas. Publicado em Inglês, o relato de experiência escrito por Isabela Dantas Araújo e Boniek Borges traz um pouco da vivências dos acadêmicos durante o mestrado no campo da odontologia desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Ainda desdobrando a rede temática sobre os efeitos da Covid-19 no mundo, o artigo de revisão “Ciberespaço de Pesquisa sobre Coronavírus: Uma Revisão Integrativa”. Escrito em conjunto por parte de pesquisadores do Centro de Investigação Científica (Cenic) da ESP/CE, o estudo objetiva identificar na literatura científica o que está sendo discutido acerca do vírus para a população e profissionais de saúde.

Atualização

O ano de 2020 foi bastante desafiador também para quem realiza pesquisa no campo da saúde. O supervisor do Cenic e editor chefe, Jadson Franco, relembra o histórico das produções da “Cadernos”, enfatizando o alcance de novos indicadores nacionais e internacionais, o aumento do número de acessos da revista e a publicação temática totalmente dedicada à Covid-19. “Neste momento em que encerramos o ano, concluímos nossas atividades com a certeza de que contribuímos com a partilha do conhecimento em saúde e fazemos uma produção que auxilia a tomada de decisão de gestores no campo da saúde, destaca.

Ainda segundo Jadson, a Cadernos ESP passa por algumas adequações a fim de que aprimorar ainda mais os processos do periódico. Para isso, as submissões de novos manuscritos estão temporariamente suspensas. A equipe editorial tem estudado a reestruturação de normas de publicações, expediente editorial, processo de recepção de artigos, redefinição do banco de revisores, dentre outras adequações. Os manuscritos submetidos até o momento não sofrerão prejuízos e seguirão no processo de revisão.

A Cadernos ESP

Criada em 2005, a Cadernos ESP possui periodicidade semestral, trata-se de um instrumento de difusão técnica e científica de caráter inter e multidisciplinar em diversos campos do fazer saúde, mas em especial da Saúde Coletiva.

Tendo por finalidade publicar trabalhos relevantes para a saúde pública e suas interfaces, a revista aceita para publicação artigos originais, artigos de revisão, comunicações breves, relatos de experiência, dentre outras seções.