Cadernos ESP: estudo retrata mudanças na prática odontológica durante a pandemia

9 de dezembro de 2020 - 16:46 # # # #

Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP/CE

Disponível na edição temática sobre Covid-19 da Cadernos ESP, revista científica da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), um estudo aborda as condutas e medidas de biossegurança adotadas no atendimento odontológico após o surgimento da pandemia de Covid-19. O trabalho revela medidas mais rigorosas de profissionais da área odontológica antes, durante e depois do atendimento.

“O uso do protetor facial, máscaras N95 ou respiradores, além do uso do avental cirúrgico descartável e de manga longas foram alguns dos itens incrementados à prática odontológica. Além disso, os atendimentos sofreram transformações no que diz respeito ao distanciamento social, avaliação dos pacientes sobre sintomas de covid-19 antes do atendimento odontológico, um maior intervalo de tempo entre os atendimentos e suspensão de tratamento eletivos, visto o potencial de transmissão viral no consultório odontológico”, destaca Helaynne Diniz, uma das autoras do estudo e estudante de Odontologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O trabalho, desenvolvido por meio de uma revisão integrativa em artigos científicos disponíveis na íntegra nas bases de dados em saúde, também teve como autores os estudantes de Odontologia da UERN, Lucas Dantas Pereira, Arthur Barbosa Palmeira Limeira e Ane Beatriz Santos Dantas, além dos professores de Odontologia da UERN, Jamile Marinho Bezerra de Oliveira Moura e Gilmara Celli Maia de Almeida.

Cadernos ESP

A Cadernos ESP tem periodicidade semestral e contribui para divulgação de produções científicas no campo da saúde coletiva. Nos últimos dois anos, 12 novos indexadores, entre bases nacionais e internacionais, foram agregados ao periódico. A indexação é um indicador para medir a qualidade e o critério de toda revista de caráter científico.

A edição temática da Cadernos ESP sobre as ações de enfrentamento à Covid-19 está entre as publicações de destaque. Dos cinco artigos mais acessados, quatro fazem parte da edição especial sobre o coronavírus.