ESP/CE inicia turma Curso Básico de Sistema de Informação Geográfica nesta segunda, 7

7 de dezembro de 2020 - 10:20 #

Repórter: Daniel Araújo | Arte Gráfica: Deborah Muniz

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), iniciará nesta segunda segunda-feira, 07, as atividades do Curso Básico de Sistema de Informação Geográfica. De abrangência estadual, a formação destina-se prioritariamente a profissionais egressos do Curso de Aperfeiçoamento EpiSUS Fundamental.

O curso ocorre de forma online e contará com cerca de 30 trabalhadores. Ao final da capacitação, espera-se que os profissionais estejam aptos a elaborar mapas temáticos, imagens de satélites, cartas topográficas e tabelas. De acordo com a coordenação da iniciativa, espera-se ainda que os alunos possam estar preparados também para desenvolver uma distribuição de dados em saúde dentro de um sistema de informações geográficas (SIG).

Com carga horária total de 40 horas, o projeto segue até o próximo dia 11 de dezembro. As aulas ocorrerão em ambiente virtual de aprendizagem por meio da plataforma ESP Virtual. Desse total, 20 horas serão desenvolvidas com aulas online no período da manhã e 20 horas exercícios à distância à tarde.

Contexto

A proposta do Curso Básico de Sistema de Informação Geográfica fundamenta-se na possibilidade do profissional que atua na Vigilância em Saúde poder agregar técnicas e habilidades que facilitem a análise espacial dos indicadores de saúde de seu território.

A presença desses profissionais capazes de tomar decisões com base em informações precisas e concretas é muito importante quando consideramos as significativas modificações por que passa a saúde brasileira no seu contexto epidemiológico.

Principalmente se fala da transição epidemiológica com a substancial mudança no perfil de morbimortalidade da população brasileira nas últimas décadas, seja pelas doenças crônicas, degenerativas, acidentes ou violências.