Dezembro Vermelho: webconferência discute prevenção da Aids na próxima terça, 8

4 de dezembro de 2020 - 15:33 # # #

Repórter: Jackson de Moura | Arte gráfica: Deborah Muniz

A Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), por meio do Centro de Extensão em Saúde, realiza na próxima terça-feira, 8, webconferência para discutir a prevenção da Aids. A transmissão começa às 10h no canal oficial da ESP/CE no YouTube.

Foram convidados o psicólogo clínico e integrante do projeto Criar do Instituto Gaia, Francisco Theofilo de Oliveira Gravinis, e a enfermeira do Centro de Saúde Escola Meireles, Margarida Maria Benevides. Mediador da transmissão, o enfermeiro do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Iago Rolim, diz que a abordagem será ampla: “A ideia é discutir, além da prevenção da Aids, os sinais e sintomas da doença. Por outro lado, também serão levantadas questões psicológicas que podem acometer o paciente”, sinaliza.

Dezembro Vermelho

Dezembro é o mês de intensificação das ações de enfrentamento e conscientização da epidemia do HIV e Aids. A campanha surgiu em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro. A data foi estabelecida internacionalmente em 1988 pela Assembleia Geral da ONU e Organização Mundial de Saúde para promover o entendimento sobre a doença e incentivar a análise sobre a Aids pela sociedade e governos de todo o mundo.

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem 920 mil pessoas com HIV. Dessas, 89% foram diagnosticadas, 77% fazem tratamento com antirretroviral e 94% das pessoas em tratamento não transmite o HIV por via sexual por terem atingido carga viral indetectável.

No Ceará, foram notificados 10.057 casos entre janeiro de 2015 e novembro de 2020. Os dados são do IntegraSUS, plataforma de transparência da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa).

Webconferência

Tema: Prevenção da Aids
Quando: terça-feira, 8 de dezembro
Horário: 10h
Acesse em youtube.com/espceara