ESP/CE debate Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica nesta terça, 24

24 de novembro de 2020 - 10:02 # #

Arte gráfica: Deborah Muniz

As questões relacionadas ao manejo clínico e à vigilância epidemiológica da “Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica temporariamente associada à Covid-19”, serão tema de uma webconferência que ocorrerá nesta terça-feira, 24. A transmissão será realizada no canal do youtube da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), a partir das 14 horas.

A live, que ocorre por meio do Núcleo de Telessaúde da ESP/CE, contará com a participação de Robério Leite, pediatra do Hospital São José de Doenças Infecciosas; e de Pâmela Linhares, assessora técnica da Vigilância Epidemiológica da SESA. A mediação será feita pela epidemiologista Sarah D`ângelo.

Síndrome Multissitêmica

Apesar de as crianças responderem com uma porção mínima dos casos pelo coronavírus em todo o mundo, estudos recentes de vários países apontaram a identificação de crianças que teriam desenvolvido uma resposta inflamatória sistêmica significativa e que estaria relacionada à infecção por Covid-19. De acordo com a literatura atual e com dados das sociedades e órgãos de saúde, essa Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica teria origem imunológica mediada por anticorpos.

Nota técnica publicada pela SESA ainda em agosto desse ano, trouxe uma série de orientações aos profissionais de saúde sobre a doença. De acordo com o documento, até julho deste ano, 41 pessoas, sendo 22 do sexo masculino e 19 do sexo feminino, apresentaram a condição, que resultou em dois óbitos. A Vigilância Epidemiológica da secretaria registrou os casos em 13 municípios cearenses.

A suspeita é de que se trate de uma síndrome pós-infecciosa ainda não identificada, mas bastante semelhante à doença de Kawasaki, caracterizada por uma vasculite pediátrica aguda rara que pode impedir o crescimento normal das artérias responsáveis pela circulação do sangue nos vasos sanguíneos.

Os seus sintomas, assim como as de outras patologias inflamatórias, incluem febre alta e persistente, diarreia e dor abdominal, erupções cutâneas em todo o corpo, irritação das membranas mucosas, edema de mãos e pés e cefaleia.

Serviço

Webconferência

Tema: Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica temporariamente associada à Covid-19
Quando: terça-feira, 24
Horário: 14 horas
Acesse em: https://www.youtube.com/watch?v=zEqOzRxOsqY