ESP/CE promove série de lives para discutir benefícios e desafios do SUS

16 de novembro de 2020 - 08:29 # #

Repórter: Jackson de Moura Arte gráfica: Júlio Lopes

A Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa),
vai abordar a atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) em uma série de transmissões ao vivo pelo perfil no Instagram @espceara. Os encontros online acontecerão quinzenalmente, às 19h, e vão reunir diversos especialistas no assunto. A live de estreia do Papo SUS será nesta terça-feira (17).

O convidado é mestrando em Políticas Públicas pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), João Almeida. Especialista em Medicina de Família e Comunidade, o médico formado em Cuba é militante da saúde pública e atua na Atenção Primária à Saúde (APS) Moura Brasil, em Fortaleza.

“O SUS está na comunidade com a visita domiciliar, o posto de saúde, o mercadinho fiscalizado pela vigilância sanitária. São inúmeros serviços no dia a dia das pessoas e elas precisam perceber que o SUS é resultado de uma luta. Não havia acesso a medicamentos, a uma consulta médica. Quem tinha era quem estava nas empresas, com carteira assinada”, lembra João Almeida, que ressalta a importância de as pessoas conhecerem e valorizarem o sistema público de saúde no Brasil.

Papo SUS

O Papo SUS foi idealizado após a repercussão positiva da semana de celebração aos 30 anos do sistema, realizada pela ESP/CE em setembro. A assessora da superintendência da Escola e uma das organizadoras do evento, Ivina Siqueira, destaca que as transmissões no Instagram serão importantes para esclarecer e informar a população sobre diversas ações do sistema público de saúde.

“Vamos dialogar sobre a atuação do SUS nas políticas de saúde e na qualificação de trabalhadores e gestores, a integração do SUS com as instituições públicas e privadas, além da assistência ao cidadão desde do seu nascimento e todo seu ciclo de vida”, destaca Ivina.

As lives serão conduzidas pela supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Lopes, já conhecida do público pela dicas de bem-estar e estilo de vida a mais de 140 mil seguidores nas redes sociais. Ela também conduz o Papo Saúde pelo perfil @espceara.

Papo SUS

Estreia terça-feira, 17 de novembro
Horário: 19h
Convidado: João Almeida – médico da família e comunidade e mestrando em Políticas Públicas pela FioCruz
Acesse instagram.com/espceara