ESP/CE inicia Curso Básico de Implantação do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia em 16/11

13 de novembro de 2020 - 10:21 # #

Repórter: Daniel Araújo | Arte Gráfica: Deborah Muniz

O profissional de saúde que atua no ambiente hospitalar tem um papel fundamental no fornecimento de informações que influenciam diretamente as tomadas de decisão nas unidades de saúde. Entendo a relevância dessa força de trabalho, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), realiza de 16 a 20 de novembro turma do Curso Básico de Implantação do Núcleo Hospitalar de Epidemiologia.

Idealizada de forma totalmente online em parceria com a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep) da SESA, a formação destina-se prioritariamente aos profissionais que atuam nas diversas unidades de saúde do Estado na área da Vigilância Epidemiológica Hospitalar.

De acordo com a coordenação do curso, os profissionais foram selecionados via ofício de mobilização previamente emitidos aos Núcleos de Vigilância Epidemiológica. Com carga horária de 40 horas-aula distribuídas em aulas online e exercícios de educação à distância, o curso objetiva estimular a reflexão crítica dos profissionais que trabalham nos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia acerca das suas práticas e ações na saúde.

Além disso, o curso visa contribuir para a qualificação dessa força de trabalho orientado-os para o planejamento, monitoramento, avaliação e tomadas de decisões. Todo o conteúdo programático da capacitação inclui tópicos sobre vigilância epidemiológica, investigação de surtos, informes epidemiológicos e estudos de caso.

Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar

Instituída pela Portaria número 2.254 de 5 de agosto de 2010, a Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar (VEAH) atua como parte integrante do Subsistema de Vigilância Epidemiológica do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde. Seu principal objetivo é o de detectar e investigar as doenças atendidas dentro do ambiente hospitalar.

Já o Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NVEH) é a área responsável pelo planejamento e execução das ações em epidemiologia hospitalar, além de outros agravos de interesse para a saúde pública. Seu principal papel é o de acompanhar o perfil de morbimortalidade da população atendida.