Webconferências da ESP/CE debatem saúde do homem e Novembro Azul

6 de novembro de 2020 - 14:47 # # #

Mais do que uma questão de genética, a saúde do homem depende bastante da escolha de hábitos saudáveis e do acompanhamento de saúde preventivo. Iniciando as atividades relacionadas à campanha do Novembro Azul, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), realiza na próxima semana uma agenda de transmissões online com foco na saúde do homem. Iniciando as atividades, teremos na segunda-feira, a webconferência “Novembro Azul: Promoção e Prevenção à Saúde Integral do Homem”.

A live iniciará a partir das 10 horas com transmissão pelo canal da ESP/CE no youtube e contará com a participação da psicóloga-clínica, Karine Rego; e do Coordenador do Centro de Atenção à Saúde do Homem (CASH) do Centro de Saúde Meireles, Gustavo Persici Rodrigues. A mediação será feita pela coordenadora do Centre de Extensão em Saúde (CEESA) da ESP/CE, Luciana Lopes.

Já na terça-feira, o Papo Saúde na ESP debate a “Saúde do Homem e o Novembro Azul”. A live será transmitida pelo canal oficial da ESP/CE no Instagram a partir das 19 horas. O convidado desta edição do programa será o médico urologista, Rommel Regadas. Também sob condução de Luciana Lopes, a transmissão discutirá a importância do Novembro Azul na agenda de ações que visam a conscientização a respeito das doenças masculinas.

Novembro Azul

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro. Direcionada a toda a sociedade brasileira e, em especial, aos homens, visa a conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), o câncer de próstata ainda é o tipo mais comum entre os homens. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada. Os principais incluem dor óssea, dores ao urinar, aumento na frequência da urina e presença de sangue na urina ou sêmen.

Confira a agenda da semana de webconferências

“Novembro Azul: Promoção e Prevenção à Saúde Integral do Homem”

Quando: segunda-feira, 09
Horário: 10h
Convidados:
Karine Rego – Psicóloga-Clínica
Gustavo Persici Rodrigues – Coordenador do Centro de Atenção à Saúde do Homem (CASH) do Centro de Saúde Meireles
Acesse: Canal do youtube da ESP/CE

“Papo Saúde na ESP”

Tema: Saúde do Homem e o Novembro Azul
Quando: terça-feira, 10
Horário: 19 horas
Acesse em: instagram.com/espceara