ESP/CE inicia Curso Básico de Saúde Mental nesta terça, 03

3 de novembro de 2020 - 13:25 #

Repórter: Daniel Araújo | Arte Gráfica: Júlio Lopes

De acordo com estimativas internacionais e do Ministério da Saúde, 80% da população apresenta algum sofrimento psíquico. Visando a capacitações dos profissionais que atuam na assistência em saúde do Ceará, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), com a Coordenadoria de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Secretaria de Saúde do Ceará (COPOM/SESA), iniciará nesta terça-feira, 3, as atividades do Curso Básico de Saúde Mental.

Com o tema “Território e Saúde Mental”, o projeto realizará sua primeira aula remota no canal da ESP/CE no youtube a partir das 13h30. A apresentação destina-se aos profissionais que atuam na Região de Saúde do Sertão Central. As facilitadoras Eveline landim e Maria Andréia Pereira recebem como convidada a Superintendente da Região de Saúde do Sertão Central, Vânia de Sousa.

Já na quarta-feira, o encontro será destinado aos trabalhadores que atuam na Região do Litoral Leste / Jaguaribe. A transmissão da aula online ocorre às 13h30 também no canal da ESP/CE no youtube. A webaula terá como convidada a Superintendente da Região de Saúde do Litoral Leste / Jaguaribe, Mere Benedita Nascimento.

As formações têm como principal objetivo a capacitação dos trabalhadores dos Centros de Atenção Psicossocial, entre recepcionistas, porteiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de farmácia e oficineiros das Regiões de Saúde do Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe. Segundo Márcia Araújo Lustosa, coordenadora do curso, a ideia é que esses profissionais possam, a partir do curso, “aprimorar suas competências e desenvolvam conhecimentos e habilidades sobre as questões de saúde mental nos seus territórios”, afirma.

Alguns dos principais temas a serem debatidos na formação são os transtornos mentais, uso problemático de álcool e outras drogas, abordagens psicossociais, acolhimento, manejo, trabalho interdisciplinar e multidisciplinar.

Saúde Mental

Por sua natureza mais complexa, os transtornos mentais necessitam de acompanhamento que envolva a rede de atenção à saúde, na perspectiva de articulação em redes de cuidado e atenção integral aos usuários e seus familiares.

A atenção à saúde em rede propõe a formação de um itinerário de cuidado que perpassa pelos territórios, bem como pelos componentes da Rede de Atenção Psicossocial, como Atenção Básica, Centros de Atenção Psicossocial, Rede Hospitalar, e ainda, podem envolver as demais política públicas como educação e assistência social.

 

SERVIÇO

Aula Inaugural do Curso Básico em Saúde mental
Quando: Terça-feira, 03 / Quarta-feira, 04
Horário: 13h30
Onde: canal do youtube da ESP/CE